Alunos constroem carrinho em aula de matemática para entender a relação entre tempo e distância
Os estudantes do 1° ano de mecânica industrial, do Novo Ensino Médio do Sesi Senai Várzea Grande, tiveram uma aula de matemática diferente. Em vez de ficarem apenas com livros e cadernos, eles colocaram a mão na massa e construíram um carrinho de elástico para aprender sobre a relação entre tempo e distância.
A atividade foi proposta pelo professor Ebson Lima que viu na construção do brinquedo uma oportunidade de ensinar aos alunos conceitos matemáticos de forma prática e lúdica. "Eu queria que eles entendessem como o tempo e a distância estão diretamente relacionados e, ao mesmo tempo, que se divirtam e se interessem pelo assunto", explicou.
Durante a atividade, os jovens foram divididos em grupos e cada time recebeu um kit com os materiais necessários para a construção do objeto, que consistia em palitos de sorvete e de churrasco, tampas de garrafas pet que funcionaram como rodinhas, elásticos, cola e pilhas. Com a supervisão do educador, os alunos seguiram um passo a passo para montar o carrinho.
Em seguida, o professor propôs um desafio para os alunos: fazer com que o carrinho percorresse uma distância específica em um determinado tempo. Para isso, os alunos tiveram que calcular a velocidade média do carrinho, que é dada pela fórmula V=ΔS/Δt, onde V é a velocidade, ΔS é a variação da distância percorrida e Δt é a variação do tempo.
Os alunos se empenharam na atividade e, com muita dedicação, conseguiram fazer o carrinho percorrer a distância desejada no tempo determinado. Ao final da aula, eles estavam animados e satisfeitos com o resultado.
Para o professor, a atividade foi um sucesso. "Os alunos aprenderam na prática como a variação da distância e do tempo influenciam a velocidade de um objeto em movimento. Além disso, eles trabalharam em equipe, desenvolveram habilidades manuais e se divertiram", afirmou Ebson, ressaltando que os alunos se envolvem em atividades lúdicas e desafiadoras, o aprendizado se torna mais efetivo e significativo.
Utilizar a cultura maker nas aulas de matemática fez com que os estudantes relacionassem o tema razão que, é importante no nosso cotidiano. “A noção de razão matemática está presente desde o cálculo da velocidade média de um carro em uma avenida até a escala de uma planta de uma casa. Dessa maneira, vivenciamos na prática, como a matemática está presente nas nossas vidas”, pontuou.
Para o estudante Saad Domingues Fares, a aula prática foi divertida e promoveu a aprendizagem de forma lúdica. “Colocando a matemática em uso, compartilhamos materiais uns com os outros, trabalhamos em equipe um conceito novo, mas todos conseguiram fazer se divertindo”.
“A aula foi legal e bem diferentes das que estamos acostumados. Nós calculamos a velocidade média, que é uma razão entre a distância e o tempo. A velocidade do carrinho é três segundos por centímetros”, complementou a aluna Ananda Costa Fonseca.
Texto: Viviane Saggin