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Estudantes aprendem sobre tratamento de água com construção de filtro caseiro

30/03/2023 - 15h17
Filtro de água
Alunos tiveram que preparar uma apresentação explicando
o processo de filtragem. Foto: Divulgação

No Sesi Escola, uma das atividades práticas realizadas no Itinerário - Ciências da Natureza - Fundamentos de Ciências da Natureza, foi uma aula sobre saúde pública e tratamento de água para a turma do 1º ano. Os alunos no Novo Ensino Médio Sesi Senai, da unidade de Cuiabá, foram desafiados a construir filtros artesanais e, para isso, tiveram que aplicar conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.

Durante a atividade, proposta pela professora da disciplina Laura Monge, os estudantes puderam vivenciar a importância do tratamento de água para a saúde pública. Eles foram divididos em grupos e cada grupo trouxe seu kit com materiais para a construção do filtro artesanal. Com o auxílio da educadora, eles foram orientados a seguir um passo a passo para construir o filtro com garrafa pet, carvão, pedras e areia.

Além da construção do item, os alunos também tiveram que preparar uma apresentação explicando o processo de tratamento da água. “Foi uma experiência incrível. O meu grupo teve que fazer quatro vezes, foi tentativas e erros, levantamos hipóteses dos motivos que erramos, observamos o trabalho dos outros até que deu certo. Foi uma sensação ótima. Mas para chegar neste resultado, ver a água entrar no filtro suja e sair limpa, tivemos que nos sujar quebrando carvão, colocando as pedras e areia, até que desse certo a quantidade necessária para filtrar”, comentou a estudante Nathaly Cley, 15 anos.

filtro de água
Jovens puderam avaliar a eficácia do filtro artesanal
que construíram. Foto: Divulgação

Essa atividade permitiu que os alunos colocassem em prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula e, ao mesmo tempo, se conscientizassem da importância do tratamento de água para a saúde pública. Eles também tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades manuais e de pesquisa, e aprimorar sua capacidade de comunicação ao apresentar seus resultados.

Ao final da atividade, os jovens puderam avaliar a eficácia do filtro artesanal que construíram e comparar com o processo de tratamento de água convencional. “Esse experimento é simples e muito importante no processo de ensino e aprendizagem, pois proporciona a visualização de um tratamento simplificado da água”, pontuou a professora, destacando que a com a atividade prática, os alunos conseguiram entender melhor a importância do tratamento de água e como ele pode ser aplicado de forma simples em casa, além de entender os desafios enfrentados na implementação do tratamento em larga escala.

Texto: Viviane Saggin

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