Estudantes participam de aula inusitada sobre bacias hidrográficas
Estudantes das turmas do 1º ano do Novo Ensino Médio do Sesi Escola e Senai Várzea Grande, do curso técnico mecânica industrial e mecatrônica, participaram de uma aula inusitada sobre bacias hidrográficas. O professor de ciências humanas responsável pela disciplina, Cacildo Nascimento, utilizou uma folha de couve para exemplificar como funcionam as bacias fluviais.
Durante a aula, o educador explicou que as bacias hidrográficas são áreas que drenam a água para um rio principal, que por sua vez deságua no oceano. Para ilustrar esse processo, ele utilizou a folha de couve - uma vez que as folhas desse vegetal possuem ramificações similares às bacias - esclarecendo que ela representa a área de captação da água, ou seja, a bacia hidrográfica. Os jovens puderam comparar as nervuras secundárias como os rios afluentes e subafluentes e a nervura central como rio principal.
Os alunos se mostraram bastante entusiasmados com a aula, que apresentou um método criativo e diferente de ensinar sobre um tema tão importante como as bacias hidrográficas. Para Emily Santos, aluna da turma de mecatrônica, "foi muito interessante ver como a folha de couve pode representar algo tão complexo como uma bacia hidrográfica. Isso tornou o assunto muito mais fácil de entender. Achei muito interessante, porque se fosse uma aula em que nós tivéssemos que escrever ou anotar no caderno, não iria ser tão interessante como foi".
O professor Nascimento ressaltou a importância de utilizar métodos inovadores para ensinar sobre temas complexos como esse. "Acho que é fundamental que os alunos entendam a importância das bacias hidrográficas para o meio ambiente e para a vida das pessoas. Utilizar uma folha de couve para exemplificar esse processo ajuda a tornar o assunto mais próximo da realidade dos alunos e facilita o aprendizado", afirmou.
A aula sobre bacias hidrográficas com a utilização da folha de couve foi uma iniciativa bem-sucedida, que demonstrou como é possível ensinar de forma criativa e lúdica, tornando o aprendizado mais eficiente e prazeroso para os alunos.
Texto: Viviane Saggin