Brotherhood segue para festival em busca do título inédito para Mato Grosso
A equipe Brotherhood chega à etapa nacional do Festival Sesi de Robótica com grandes expectativas. O time do Sesi Escola Cuiabá conquistou o 1º lugar da categoria principal, a Champion’s Awards, na modalidade First Lego League (FLL), na fase regional e está em busca do título inédito para Mato Grosso.
O grupo, composto pelos alunos Isabela Fujii, Heloisa Ferrari (12 anos), Pedro Martins, Rafaela Rodrigues, (13 anos), e Gyovanna Teixeira (14 anos), conta com o apoio dos técnicos Carlos Juliani, Mariana Capel e Nádia Pécora.
Para trazer o troféu de campeão para o estado, os estudantes precisam projetar e construir um robô de Lego e o programar para realizar uma série de missões em um tapete, de forma autônoma. Esse é o Desafio do Robô.
“Nesta temporada, o desafio é o Super Powered. A missão dos robôs é coletar e distribuir unidades de energia ao redor do campo. Os pontos são marcados pela movimentação e entregas das peças aos destinos finais”, conta Rafaela Rodrigues.
Também é considerada se as equipes estão norteadas por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. Assim como o projeto de inovação, o design do robô e o desafio na mesa, eles valem pontos. Cada uma das quatro áreas tem o mesmo peso no desafio e corresponde a 25% do desempenho da equipe.
Em primeiro lugar: Equipe de robótica do Sesi Mato Grosso se classifica para festival nacional
A missão
O tapete tem 15 missões, com pontuações diferentes. Na FLL, não existe uma ordem padrão, nem é obrigatório que a equipe cumpra todas as missões. A estratégia do grupo leva em conta as características do robô, a pontuação e a complexidade de cada tarefa.
Cada round dura 2 minutos e 30 segundos. Nele, duas equipes disputam simultaneamente, em tapetes diferentes que ficam lado a lado. Todas as equipes têm direito a três rounds durante a competição e aquele de maior pontuação é o que vale. Além disso, o robô e todas as peças precisam caber dentro de apenas uma das áreas delimitadas do tapete. 20 pontos.
Projeto de inovação
O projeto de inovação da equipe Brotherhood foi pensado a partir da necessidade de uma grande utilização da energia de hidrelétricas em Mato Grosso.
“Desenvolvemos uma miniusina hidrelétrica nomeada de WaterElement, que gera energia com apenas um pequeno desnível de água e com uma força mínima. Projetada com o design de uma hélice helicoidal e uma bobina e com materiais reutilizáveis, sendo assim, muito mais acessível”, pontua Pedro Martins.
Sesi MT e Senai MT têm cinco equipes no maior festival de robótica do Brasil
Pensando em famílias de baixa renda, o projeto foi testado no Córrego do Barbado em Cuiabá, que também é um arroio sem vida aquática, o que faz o projeto ser pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Conheça a história e missão da Brothethood - Aqui.
Texto: Viviane Saggin