Equipe de robótica do Sesi realiza oficina em escola pública neste sábado
Estudantes do Sesi Escola Várzea Grande realizam, neste sábado (04.03), a partir das 8h, uma oficina de robótica para alunos da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, localizada no bairro Parque Cuiabá, na capital. A iniciativa tem como objetivo compartilhar conhecimento e incentivar o interesse pela tecnologia e ciência.
Faz parte ainda da ação, a doação de itens de robótica e tapete de competição para que os estudantes da EE Heliodoro Capistrano criem sua própria equipe de robótica e participem de competições. “A ideia é proporcionar aos alunos da escola pública uma experiência de aprendizado diferente, estimulando a criatividade, a lógica e o trabalho em equipe”, explica a estudante Julia Almeida.
Afinal, é parte da missão da robótica não só participar das competições. “Também temos como objetivo multiplicar a atividade, levar programação, ciência e engenharia para a comunidade e pôr em prática tudo isso em sala de aula. Além disso, vamos fazer uma dinâmica com os alunos, explicando os core values, que são valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade”, complementa a estudante.
De acordo com o técnico da equipe, Carlos Juliani, o grupo já levou a ação para escolas como Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Jaime Veríssimo de Campos Junior (Jaiminho), que contou com a participação de outra equipe de robótica do Senai, FRC AgroTech, e para as meninas do projeto Siminina. “Nossa iniciativa tem sido bem recebida pelos alunos das escolas pública, que fiam entusiasmados com a oportunidade de aprender sobre robótica e tecnologia”, ressalta.
Para muitos desses alunos, é a primeira vez que têm contato com essa área do conhecimento, o que tem despertado novas perspectivas e interesses. “Para nós, estudantes do Sesi, a experiência tem sido enriquecedora, pois além de contribuir para a comunidade, temos a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, comunicação e ensino”, destaca o jovem Juliano Duarte.
First Tech Challenge
A equipe Dumontes do Sesi Escola Várzea Grande foi criada com objetivo de treinar os estudantes para participar do Festival Sesi de Robótica, na categoria First Tech Challenge (FTC). Na competição, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros!
O FTC contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional.
A competição de 2023 será realizada entre os dias 15 e 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Texto: Viviane Saggin