Estudantes projetam futuro pessoal com projeto de cápsula do tempo
Os estudantes das turmas do 9º ano do Sesi Várzea Grande desenvolveram uma maneira fascinante de preservar itens e informações importantes para o futuro. Como parte da atividade no componente curricular de história, os jovens criaram cápsulas do tempo.
A ideia é proporcionar reflexões, fortalecer os vínculos de amizade criados na escola e dar sequência a um trabalho iniciado pela professora Maria Henriqueta. Nas caixas, produzidas com materiais recicláveis de papelão e decoradas, os alunos depositaram seus objetivos, metas e conquistas para 2023. No que tange todas as esperas da vida. Trabalho, estudo, vida familiar. Uma carta do Eu do presente para o Eu do futuro.
De acordo com a educadora, o grande diferencial é fazer com que as crianças olhem para o presente e busquem escrever suas projeções para os anos vindouros e quando a cápsula for aberta possam comparar essas projeções e a realidade. “O objetivo é explorar o tema de metas e anseios, relacionando-o com dons, sonhos e projetos de vida. Além disso, trabalhamos a diferença entre os desejos e os planos e os imprevistos que podem acontecer durante a busca pela realização dos sonhos de vida de cada um”.
A estudante Maria Isadora, do 8º ano, diz que o objetivo foi criar um projeto para guardar boas lembranças e para que, no futuro, possam revisitar memórias, se divertir e dar risadas. “Vamos poder ver o que a gente conseguiu realizar durante o ano, rever nossas metas de vida”.
A gerente da unidade, Luciana Brandão, destaca que as cápsulas serão guardada por um aluno de cada turma para que, em dezembro, sejam abertas. “Quando abrirem a caixa, os alunos verão o quanto amadureceram, as mudanças que ocorreram ao longo do ano, e será um momento de autoconhecimento e análise por meio da expressão que eles colocaram no papel”.
Texto: Viviane Saggin