Voltar

Dia Mundial da Audição: Conheça 7 cuidados essenciais com a saúde auditiva no trabalho

01/03/2023 - 08h26
audição
Utilização de equipamento de proteção individual (EPI)
é obrigatória em locais de pressão sonota elevada.

O Dia Mundial da Audição, celebrado em 3 de março, é uma oportunidade para conscientizar sobre a importância da saúde auditiva e para incentivar as pessoas a cuidarem melhor de seus ouvidos. Como passamos boa parte do dia em ambientes de trabalho, é importante que trabalhadores e empregadores estejam atentos aos cuidados com a audição.

A fonoaudióloga do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Hevellyn Silva, explica que ouvir som em alta intensidade e a exposição prolongada a níveis acima de 85 decibéis é prejudicial. “A Perda Auditiva Ocupacional (PAO) é a que pode ser causada pela exposição excessiva aos ruídos ocupacionais em associados que são eles: ruído, químicos, ototóxicos e vibrações que podem ocasionar danos permanentes”.

Isso ocorre quando as células sensoriais do ouvido interno, que são responsáveis pela conversão das ondas sonoras em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro, e transformados em som são comprometidos pela exposição ao ruído intenso. “Pode acontecer com qualquer pessoa exposta por um período prolongado, seja em ambientes de trabalho como construção ou fábricas.”

Neste aspecto, a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) é obrigatória quando o local apresentar níveis de pressão sonora elevados, ou seja, superior aos limites de tolerância determinados pela Norma Regulamentadora NR-15 “Para monitorar a exposição, as empresas e os técnicos de segurança do trabalho utilizam o dosímetro, para avaliar o nível de exposição ao ruído, que não pode exceder 85 decibéis em uma jornada de 8 horas de trabalho”.

A medição da exposição deve ser realizada de forma individual, buscando definir a quantidade de ruído recebida por cada um dos trabalhadores no ambiente que exerce sua atividade.

Hevellyn alerta ainda que o trabalhador que é exposto ao ruído intenso no trabalho, associado nas horas vagas à exposição a fones de ouvido, a propensão a perda auditiva é ainda maior. “Para se ter uma ideia, fones de ouvido em volume máximo podem atingir níveis de som de até 120 decibéis”, pontua.

audição
Na indústria, a medição da exposição deve ser realizada
de forma individual. Fotos: Divulgação

Confira os sete cuidados essenciais

1. Eduque seus colaboradores sobre a importância da audição: Forneça informações para seus colaboradores sobre a importância da audição e como cuidar dela pode ajudar a prevenir danos auditivos, como o uso de Equipamentos de proteção individual.

2. Mantenha níveis seguros de ruído: Ambientes de trabalho barulhentos podem causar danos auditivos. Mantenha os níveis de ruído abaixo de 85 decibéis e forneça equipamentos de proteção auditiva quando necessário.

3. Realize avaliações auditivas periódicas: Faça avaliações auditivas regulares para seus colaboradores, especialmente aqueles que trabalham em ambientes ruidosos. Isso ajudará a detectar problemas precocemente e prevenir danos auditivos.

4. Melhore a qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente os expostos aos ruídos intensos: Implante e pratique o Programa de Conservação Auditiva-PCA, um conjunto de medidas que auxilia no controle, na prevenção e estabilização das perdas auditivas ocupacionais, por meio de ações e gerenciamento das audiometrias.

5. Incentive pausas regulares para que seus colaboradores possam descansar seus ouvidos e reduzir a exposição ao ruído.

6. Evite o uso de fones de ouvido: O uso prolongado de fones de ouvido pode causar danos auditivos. Incentive o uso de alto-falantes ou mantenha o volume dos fones de ouvido em níveis seguros.

7. Promova um ambiente de trabalho saudável que inclua uma cultura de cuidados com a saúde auditiva. Isso pode incluir políticas para reduzir o ruído no ambiente de trabalho e incentivos para que os colaboradores cuidem de sua audição.

Ao seguir esses sete cuidados essenciais, você pode ajudar a proteger a saúde auditiva de seus colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Conheça o que Sesi MT oferece, por meio de seu conjunto de ações chamado Segurança e Saúde no Trabalho (SST), na série de medidas para antecipar e avaliar riscos em uma empresa. Clique aqui.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555