Aula inaugural da Escola da Inteligência desafia estudantes em gincana de conhecimento
Os estudantes do 1º ano do Novo Ensino Médio Sesi e Senai, da unidade do Sesi Cuiabá, participaram da aula inaugural da Escola da Inteligência / Plano Pessoal de Estudos (EI/PPE). Para apresentar a metodologia, a escola preparou uma atividade lúdica e educativa estimulando a aprendizagem de forma dinâmica e divertida.
Com uma gincana de conhecimentos, a ação envolveu desafios que estimulam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a empatia, a resiliência, a criatividade, a colaboração e a capacidade de lidar com as próprias emoções e com as dos outros. Em cada estação, os alunos tiveram que responder perguntas elaboradas pelas professoras.
A estudante Maria Fernanda Magalhães aprovou a dinâmica. “A aula tem uma metodologia totalmente diferente do que a gente está acostumada. E acho que isso vai agregar muito paro nosso futuro”.
Guilherme Filt gostou da didática diferente, que apresentou um pouco sobre o que os estudantes vão aprender durante o ano, na metodologia da EI e PPE. “Essa dinâmica proporcionou aos alunos um entrosamento maior. Fiquei feliz por participar e agradeço a escola por nos proporcionar essa experiência”.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Heloisa Borges, a Escola da Inteligência é um programa educacional que tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.
“A metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos”.
Ela explica que os encontros do Plano Pessoal de Estudo visam preparar os alunos para desenhar a sua trilha, a caminhada individual rumo a conquista dos seus sonhos ou até mesmo descobrir quais são eles, por meio de desafios diários de aprendizagem e organização de pensamentos e ações.
A EI é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury.
Texto: Viviane Saggin