Professores ampliam conhecimentos sobre educação financeira no Sesi Escola*
Educadores das unidades do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande finalizaram a formação na Jornada da Educação Financeira em parceria com o Sicredi. O curso, que teve início em setembro de 2022, tem como objetivo preparar professores para compartilharem em sala de aula boas práticas e informações capazes de proporcionar aos estudantes uma vida financeira mais equilibrada, orientada para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro.
Participaram da formação 30 professores da Educação Infantil e Ensino fundamental I e II: pedagogos, professores de inglês e de educação empreendedora. A formação complementa e habilita os professores a utilizarem uma metodologia que permite conectar e combinar, de diferentes formas, os temas da educação financeira com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas habilidades, de forma interdisciplinar levando sempre em consideração o contexto e a realidade da comunidade escolar.
O encontro teve variados momentos de descontração, palestra sobre o bem-estar do professor, resgate da metodologia da jornada, avaliação da iniciativa e confraternização. “Nosso objetivo é promover a integração, o aprofundamento teórico, para pensar práticas da educação financeira no cotidiano escolar. Trata-se de uma proposta pedagógica que utiliza um tema para gente viver melhor, articular as nossas boas escolhas, viver melhor no dia a dia”, pontuou o palestrante Antônio Cleber Zequetto – que é professor mestre em Educação, especialista em Comunicação e Doutorando em culturas contemporâneas
De acordo com ele, o curso aborda, por meio da interdisciplinaridade, educação integral, a importância da equidade e treinamos recursos que mobilizem falar de educação financeira para estimular os estudantes a pensarem coletivamente e individualmente sobre o compromisso com o impacto que ele gera na sociedade.
“Aprender a cuidar melhor dos recursos que a gente tem. Isso é sustentabilidade financeira. A ideia é construirmos uma sociedade mais próspera, sensibilizando as atuais e futuras gerações por meio da transformação de professores, conectando a educação financeira ao currículo escolar”.
A pedagoga do Sesi Escola Cuiabá Andréa Silva abriu o olhar para as possibilidades de boas práticas econômicas financeiras para os estudantes. “O curso nos direciona ao caminho reflexivo do poupar, evitando desperdício e, com isso, formando renda, para aquisições futuras muito mais bem planejadas. É um conteúdo multiplicador à comunidade escolar, para que possamos plantar a semente da prosperidade em cada um de nós”.
Texto: Viviane Saggin