Educadores participam de capacitação do Núcleo de Formação de Docente
Metodologias ativas, diretrizes pedagógicas, pilares da educação e avaliação para aprendizado dos estudantes. Esses são alguns dos assuntos discutidos durante as oficinas do Núcleo de Formação de Professores (NFP) do Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, realizadas periodicamente pela gerência de Educação da instituição. Participaam da capacitação docentes das unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande, além de profissionais de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Iniciativa criada pelo Departamento Nacional do Sesi no ano passado para ser implementada nos estados, o núcleo regional visa promover formação continuada para o desenvolvimento de habilidades, competências e o compartilhamento das boas práticas entre os docentes, fortalecendo criação de uma rede de professores multiplicadores que assumem o papel de mentores.
“Durante as formações, os educadores vão estudar a progressão de habilidades ao longo dos anos escolares, aprofundar seus conhecimentos sobre competências e avaliações em larga escala, entre outros assuntos pertinentes desde a educação infantil ao ensino médio”, explica o coordenador de Educação do Sesi MT, Murilo Junior.
De acordo com ele, além disso, fazem parte da estratégia dois momentos de formação no Departamento Nacional, em Brasília, com especialistas em educação. “Também haverá a implementação do Plano Pedagógico Individual, um documento que personaliza o ensino conforme a necessidade de cada aluno”.
Para a professora Érica Silva, de ciências humanas do Sesi Cuiabá, a formação é muito significativa para os educadores. “O núcleo é a possibilidade de ampliarmos conhecimentos e termos acesso também a novas metodologias, além de desenvolver o planejamento colaborativo, pelo qual pensando essas novas metodologias e como aplicá-las na prática docente. Além disso, temos a tarefa de repassar a outros professores, promover trocas, aprimorar e aprender novas formas de trabalhar”.
“Estamos aprendendo juntos, fazendo trocas e buscando sempre melhorar no processo de ensino para os nossos alunos. Todo mundo disposto e com brilho nos olhos para fazer o melhor”, acrescentou a professora Sara Ribeiro.
Texto: Viviane Saggin