Com mais de 4.500 vagas para 2023, Sesi MT oferta EJA em cidades do estado
Proporcionar o acesso à educação e desenvolver as habilidades e competências na formação humana, esses são os principais objetivos da Educação para Jovens e Adultos. Por meio dela, o Serviço Social da Industria de Mato Grosso (Sesi MT) oferece a possibilidade de capacitação às pessoas que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade certa.
Em consequência de estar no mercado de trabalho, a busca pela terminalidade dos estudos aumentou significativamente. Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos, o desejo maior é o de se preparar para o trabalho, de ter autonomia e de se dar bem profissionalmente.
"O adulto que procura a escola necessita de desenvolvimento e atualização com o contexto social em que vive e faz parte. O jovem e o adulto que querem trabalhar, não podem perder oportunidades, principalmente a de concluir a educação básica e ter parcial domínio das novas tecnologias”, explica a gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz.
Durante este ano de 2023, o Sesi MT ofertará 4.532 vagas para a EJA em Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres. Serão vários momentos de início de turmas em cada município ao longo do ano, iniciando agora a primeira em fevereiro.
Inscrição
Aos interessados em iniciar na primeira turma, as aulas começarão no dia 13 de fevereiro, e as inscrições vão até o dia 03 do mesmo mês. Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar os seguintes documentos nas unidades do Sesi mais próxima: cópia Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do Histórico Escolar original.
Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento. Os demais interessados, precisam apresentar a cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e Histórico Escolar Original.
Diferencial
O curso é totalmente gratuito para trabalhadores da indústria e comunidade. As aulas são 80% a distância e 20% presencial. Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana (conforme calendário do curso). Nos quatro dias da semana em que o aluno não está no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário.
O Sesi utiliza a metodologia do reconhecimento de saberes, que acelera o tempo de estudo com base nos conhecimentos prévios de cada aluno e tem um currículo organizado por competências.
Reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, o método tem entre as grandes inovações a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e de trabalho dos alunos.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Sesi:
Várzea Grande: (65) 3685-2311 / (65) 2128-2056 (WhatsApp)
Rondonópolis: (66) 3410-2440
Sinop: (66) 3531-3611 / (66) 99646-2021 (WhatsApp)
Cáceres: (65) 3223-4033
Texto: Luana Daubian