Para quais setores da indústria as NRs são obrigatórias?
Agora que você já sabe que as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, consistem em regras e instruções padronizadas que estabelecem os requisitos mínimos para garantir a saúde, segurança, integridade física e mental do trabalhador e, consequentemente, minimizar ou até mesmo extinguir qualquer risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, conheça a seguir quais os setores da indústria utilizam NRs.
As NRs são obrigatórias para todas as indústrias brasileiras como automobilísticas, metalúrgica, madeireiras, mineradoras, farmacêutica, naval, construção civil, petrolíferas, frigoríficos, têxtil, alimentos e bebidas, produtos químicos, eletricidade, inflamáveis e combustíveis, entre outras.
Além disso, as normas também são obrigatórias para empresas públicas e privadas com empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), órgãos públicos de administração direta e indireta e órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.
O descumprimento das determinações estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras pode resultar em penalidades e impactos agravantes em uma organização, e isso inclui: penalidades administrativas, trabalhistas, previdenciárias, tributárias, civil e criminal.
Quer saber quais são as NRs que você deve implementar na sua empresa, assim como os valores das multas e cada uma das penalidades citadas acima? Clique aqui e acesse agora mesmo um guia completo e totalmente gratuito sobre Normas Regulamentadoras do Sesi Mato Grosso.
Texto: Rayane Gazola | Jornalista