Alunos do Sesi Escola apresentam projetos de empreendedorismo na feira JEPP
Durante todo ano letivo, os alunos do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande desenvolvem projetos de empreendedorismo para apresentar o resultado dos trabalhos na Feira JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). O objetivo da tradicional feira é incentivar os alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio a terem cultura empreendedora. Durante o ano eles recebem orientações sobre a formulação de planos de negócios que estimulam a prática empreendedora e o protagonismo de cada um deles.
No projeto, os estudantes são divididos por turmas e segmentos. Durante a feira, eles apresentam seus produtos e os comercializam. A destinação do lucro que a turma alcança com as vendas dos produtos também é definida em conjunto. Os estudantes criam suas pequenas ‘empresas’ em diversos ramos, como por exemplo em gastronomia, temperos e plantas aromáticas, materiais reciclados, eco papelaria, garrafas decoradas, peças de decoração, entre outras opções.
Segundo a gerente da unidade de Várzea Grande, Luciana Brandão, a feira é uma oportunidade de mostrar aos pais e a comunidade os diferenciais do Sesi Escola.
“A feira é a culminância do ano que a gente trabalha todas as ações. Aproveitamos também esse momento para mostrar os nossos diferenciais como escola de referência, onde temos o balé, o jazz, aulas de instrumentos musicais, educação tecnológica, robótica, entre outras. A feira também é um momento de integração, onde trazemos maior participação das famílias juntamente com os alunos”, explica.
“Como mãe, acho muito importante essa ação, já que na nossa época não tivemos essa oportunidade de desde pequeno já aprender a empreender, e isso é essencial para eles já aprenderem desde cedo como funciona uma empresa. Esse já é o terceiro ano da minha filha no Sesi Escola. Vejo o quanto ela já desenvolveu, porque aqui o ensino trabalha diversas áreas da vida com os alunos”, conta a administradora Denise Soares, mãe da aluna Maria Clara do 5º ano.
A aluna Milena Alba, do 6º ano do Ensino Fundamental, conta que a feira prepara os alunos para o futuro. “O evento nos incentiva a pensarmos como empreendedores e nos prepara para o futuro. Aprendi a ter mais responsabilidade com dinheiro e agora sei fazer projeto”, finalizou a jovem.
Texto e fotos: Luana Daubian | Sesi MT