Voltar

Alunos do Sesi Escola apresentam projetos de empreendedorismo na feira JEPP

22/11/2022 - 17h15
FEIRA JEPP
Alunos apresentam projetos de empreendedorismo na feira JEPP

Durante todo ano letivo, os alunos do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande desenvolvem projetos de empreendedorismo para apresentar o resultado dos trabalhos na Feira JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). O objetivo da tradicional feira é incentivar os alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio a terem cultura empreendedora. Durante o ano eles recebem orientações sobre a formulação de planos de negócios que estimulam a prática empreendedora e o protagonismo de cada um deles.

No projeto, os estudantes são divididos por turmas e segmentos. Durante a feira, eles apresentam seus produtos e os comercializam. A destinação do lucro que a turma alcança com as vendas dos produtos também é definida em conjunto. Os estudantes criam suas pequenas ‘empresas’ em diversos ramos, como por exemplo em gastronomia, temperos e plantas aromáticas, materiais reciclados, eco papelaria, garrafas decoradas, peças de decoração, entre outras opções.

Segundo a gerente da unidade de Várzea Grande, Luciana Brandão, a feira é uma oportunidade de mostrar aos pais e a comunidade os diferenciais do Sesi Escola.

“A feira é a culminância do ano que a gente trabalha todas as ações. Aproveitamos também esse momento para mostrar os nossos diferenciais como escola de referência, onde temos o balé, o jazz, aulas de instrumentos musicais, educação tecnológica, robótica, entre outras. A feira também é um momento de integração, onde trazemos maior participação das famílias juntamente com os alunos”, explica. 

FEIRA JEPP
O objetivo é incentivar os alunos ao empreendedorismo

“Como mãe, acho muito importante essa ação, já que na nossa época não tivemos essa oportunidade de desde pequeno já aprender a empreender, e isso é essencial para eles já aprenderem desde cedo como funciona uma empresa. Esse já é o terceiro ano da minha filha no Sesi Escola. Vejo o quanto ela já desenvolveu, porque aqui o ensino trabalha diversas áreas da vida com os alunos”, conta a administradora Denise Soares, mãe da aluna Maria Clara do 5º ano.

A aluna Milena Alba, do 6º ano do Ensino Fundamental, conta que a feira prepara os alunos para o futuro. “O evento nos incentiva a pensarmos como empreendedores e nos prepara para o futuro. Aprendi a ter mais responsabilidade com dinheiro e agora sei fazer projeto”, finalizou a jovem.

Texto e fotos: Luana Daubian | Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555