Aluna do Sesi Escola Várzea Grande ganha bolsa para realizar iniciação científica
Um dos maiores desafios para manter uma lavoura produtiva e bonita é a irrigação. E quanto não se gasta com água para mantê-la assim? Foi pensando nisso que as alunas Sara Regina, Clara Marques e Nathalia Regina, do 2 ano A1, turma do técnico em mecânica industrial do Sesi Escola de Várzea Grande fizeram o projeto ‘Irrigaagro’.
Ele é um sistema de controle de irrigação autônomo que visa ajudar o pequeno produtor cooperativista na economia de energia e, principalmente, de água, reduzindo cerca de 80% dos impactos causados ao meio ambiente, aumentando a produtividade e ao mesmo tempo contribuindo para a preservação dos recursos hídricos que são utilizados na agricultura tradicional.
“A necessidade de irrigar cada planta em uma periodicidade e em quantidade diferente de água faz com que muitos simplesmente desistam de manter lavouras ativas e produzindo. Pensando nisso, criamos o projeto Irrigaagro que apresenta com exclusividade um sistema autônomo de irrigação para lavouras e pequenas propriedades rurais, cuja montagem é feita pelo próprio cliente utilizando o aplicativo, seguindo a tendência “faça tudo na palma da mão”. A solução é autoexplicativa, fácil de instalar e muito versátil. O produto é destinado a pequenos, médios e grandes produtores, que visam produzir em larga escala, porém de forma sustentável”, explica Sara.
Com esse projeto as alunas se inscreveram na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Mostra Estadual realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). No evento elas apresentaram o projeto que passou por várias avaliações tendo o êxito de ser um dos projetos selecionados para receber uma bolsa e ter a iniciação científica. Quem representará o grupo será a aluna Sara Regina. Essa bolsa é dada pelo Governo de Mato Grosso através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat).
“No Sesi Escola temos a prova integradora de Matemática e suas Tecnologias que contribuiu para o desenvolvimento do projeto. Logo ficamos sabendo sobre o evento através do nosso professor e mentor Wilton de Souza, e assim decidimos fazer nossa inscrição. Com a aprovação do projeto o sentimento é de êxtase, estou com a expectativa muito alta, pois ingressar uma iniciação científica no Ensino Médio é de grande responsabilidade e relevância, tanto acadêmica quanto profissional. Através dela eu conseguirei aprender novos métodos de trabalho e formas inovadoras de aplicar as teorias estudadas”.
Sara também conta que o Sesi Escola deu todo suporte para que o projeto chegasse tão longe. “Precisamos de mais escolas como o Sesi, que seja capaz de fazer com que os alunos vivenciem experiências e se conectem emocionalmente com os desafios que nossa humanidade vive. A escola me trouxe uma visão cheia de energia e otimismo para as próximas décadas, através de excelentes mestres dedicados dentre eles um em especial, meu mentor Wilton de Souza, que os seus ensinamentos foram muito além dos conteúdos do currículo. A sua missão foi muito além da missão de um professor, ele soube ser um verdadeiro mestre, além de despertar habilidade de pensar criticamente para resolver problemas”, finaliza Sara.
Texto: Luana Daubian | Sesi MT