Robótica eleva nível de aprendizagem de alunos e revela habilidades
Peças Lego no lugar de lápis e caneta, computadores ao invés do quadro. Um verdadeiro laboratório de robótica toma espaço na sala de aula. Essa é a realidade vivenciada pelos alunos do Sesi Escola MT, das unidades de Cuiabá e Várzea Grande. A metodologia desperta, cada vez mais, o interesse de jovens e crianças, dando a eles capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe e valores humanos.
Após um ano de atividades intensas e preparação, a escola realiza nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), o 4º Torneio Interno de Robótica, mantendo sua estrutura baseada na First Lego League (FLL) - um programa internacional de exploração científica, com o objetivo de fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com a ciência e a tecnologia para adquirirem habilidades valiosas para futuros trabalhos e para a vida. A competição propõe que os alunos criem robôs feitos com peças de Lego.
Nessa temporada de 2022/2023 o tema será SuperPowered. Com esse tema eles precisaram explorar as diferentes fontes de energia, como vapor, óleo, gás, água, vento, sol e nuclear, inovando na forma de produzir, distribuir, armazenar e transmitir essa energia.
A escola, por meio do componente curricular (novo nome das antigas disciplinas) de educação tecnológica, orientou os alunos a montarem suas equipes e buscarem soluções inovadoras na geração, eficiência e uso de energia que solucionem problemas do dia a dia para apresentarem na grande final.
A garotada está ansiosa para o torneio, já que se preparam com muita dedicação para a competição, como é o caso do aluno Abraão Carvalho, nove anos, aluno do 3º ano. “Eu gosto muito da robótica, sempre quis criar um robô, e agora com o torneio eu fiquei ainda mais empolgado. Vou até montar uma oficina lá na garagem de casa para mexer com projetos. Na preparação para o torneio, eu e minha equipe nos esforçamos muito e estamos bem confiantes com a performance do nosso robô”.
“Os alunos foram divididos em equipes em junho deste ano, e desde lá começaram a trabalhar o tema sobre energia, tendo que desenvolver uma solução para problemas do dia a dia com relação ao armazenamento, uso, distribuição e geração de energia”, conta a professora de Educação Tecnológica do Sesi Escola, Maria da Conceição.
De acordo com ela, a robótica abre um leque de possibilidades para os jovens e crianças, para que busquem, pesquisem, inovem e façam a iniciação científica, letramento digital e muitas outras habilidades. “É um instrumento que ajuda muito no desenvolvimento dos estudantes para o resto da vida”.
O grande dia
O Torneio Interno de Robótica terá aproximadamente 30 equipes competindo na unidade em Cuiabá, sendo 14 equipes do ensino fundamental I e 17 equipes do ensino fundamental II. Já da unidade de Várzea Grande, serão 28 equipes, sendo 12 do fundamental I e 16 equipes do fundamental II.
Participam do torneio equipes das turmas do Fundamental I e II do período matutino e vespertino (3º ano A/B, 4º ano A/B, 5º ano A/B, 6º ano A/B, 7º Ano A/B, 8º Ano A/B E 9º ano A/B). Na FLL, as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena (mesa de competição), além de criar uma solução inovadora para um problema do mundo real, ambos dentro da temática da temporada.
“Acompanhamos todo desenvolvimento dos alunos em suas apresentações, vendo quais são as propostas inovadoras que eles trazem, como é o robô que eles produziram e quais missões eles conseguem executar na mesa no tempo de dois minutos e trinta segundos. Esse robô tem que ser autônomo, não pode ser controlado por celular ou controle remoto. E isso exige ainda mais dos alunos, no quesito raciocínio lógico, matemático e espacial”, explicou o coordenador de Educação do Sesi MT, Murilo Junior.
Texto: Luana Daubian / Sesi MT
Assista ao vídeo abaixo: