Sesi Escola VG participa de estudo internacional de educação cívica e cidadania
O Sesi Escola Várzea Grande foi selecionado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para participar do Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (ICCS), coordenado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (AIE). Essa é a primeira vez que o Brasil participa da pesquisa que tem o objetivo de investigar as formas de como os jovens são preparados para assumir seus papéis de cidadãos.
O estudo começou a ser aplicado no país no dia 12 de setembro, para cerca de 10 mil estudantes matriculados no 8º ano do ensino fundamental de 225 escolas localizadas em áreas urbanas e rurais de todas as unidades da Federação.
Para os alunos do 8º ano do Sesi Escola Várzea Grande a prova foi aplicada nesta quarta-feira (28), no formato remoto. Eles receberam um kit aluno e um certificado de participação, juntamente com o da escola. O estudo relata o desempenho dos alunos em um teste de entendimentos contextuais e competências relacionados à cidadania e educação cívica.
O estudante do 8º ano, Renato Ribeiro, contou que a prova foi feita de maneira descomplicada e que não teve nenhuma dificuldade para realiza-la. “No geral eu achei a prova muito legal e fácil de ser feita, pois ela aborda assuntos que estamos vivendo hoje em dia. O estudo foca sobre leis, políticas, cidadania e democracia. Não tive dificuldade porque tratou de assuntos pertinentes ao meu convívio”, explicou.
“Ficamos felizes pela seleção da escola e em poder contribuir com as melhorias na educação do nosso país”, ressaltou a gerente da unidade em Várzea Grande, Luciana Brandão.
Texto: Luana Daubian | Sesi MT