Voltar

Sesi MT desenvolve treinamentos de 12 Normas Regulamentadoras (NRs)

25/07/2022 - 15h30
Cursos de Normas Regulamentadoras
Sesi MT desenvolve treinamentos de 12 Normas
Regulamentadoras. / Foto: Reprodução

As Normas Regulamentadoras (NR’s) fazem parte da rotina dos empregadores, principalmente devido à sua obrigatoriedade. Para auxiliar as indústrias na promoção da integridade da saúde física dos trabalhadores, o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT) desenvolve treinamento de 12 NRs. Os cursos ocorrem nas modalidades de Educação a Distância (EaD), presencial e semipresencial.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Márcio Alves, muitas empresas não conhecem a fundo a importância dessas regras. “É preciso que todos entendam o conceito das normas e saibam que elas são obrigatórias, independente do porte e segmento da empresa”.

Para ele, além de cumprir a legislação, é necessário que se promova a conscientização para uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, tendo em vista o risco inerente à sua função e ambiente laboral. “As boas práticas do cumprimento das normas garantem à indústria a redução e/ou eliminação de riscos do trabalho, prevenindo assim a ocorrência de acidentes, licenças médicas e custos com indenizações”, aponta.

Além disso, melhora a relação de empregadores e empregados, já que o trabalhador passa a se sentir valorizado quando a empresa lhe proporciona um ambiente saudável. “Também promover benefícios à imagem da empresa diante do mercado econômico, passando a ter mais credibilidade com os clientes e ser mais bem vista pelos órgãos fiscalizadores”.

Com a redução dos acidentes no trabalho e consequentemente a melhora na motivação, a linha de produção não fica ociosa, levando ao aumento da produtividade. Vendo esses benefícios de maneira clara, fica mais fácil entender como os cursos de segurança do trabalho tornaram-se necessários às empresas. Quando realizados de forma precisa, garantem a saúde e segurança para todos que compõem a equipe, assim como determina a lei.

Conheça os treinamentos ofertados pelo Sesi MT:

NR 5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – EaD / Presencial

Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

NR 10 – Segurança em Instalações Elétricas e Serviços em Eletricidade - Semipresencial / Presencial

Essa norma cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. O objetivo é a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

No Sesi MT, são ofertados treinamentos básico, complementar e reciclagem sobre Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades.

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Rochas Ornamentais / Manuseio de Materiais – Semipresencial 

Cursos de Normas Regulamentadoras
Além dos cursos de NR's, o Sesi MT também tem disponíveis
palestras em SST e PS. / Foto: Reprodução

Objetivo é instruir o trabalhador a preservar sua integridade física ao praticar atividades relacionadas a transporte de rochas ornamentais, além de desenvolver competências no controle da movimentação de carga dessas chapas, sempre com o principal objetivo de que tal atividade se desenvolva com segurança. O curso engloba os módulos sobre Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho, Estudo do Conteúdo do Anexo I da NR 11 e Segurança na Operação de Ponte Rolante.

Já a NR de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, trata-se da segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Os cursos são voltados para a Segurança na Operação de paleteira elétrica tracionaria, de empilhadeira elétrica retrátil, de guindaste veicular, de empilhadeira frontal a contrapeso, de rebocador industrial, de pá carregadeira, de motoniveladora, de escavadeira e de retroescavadeira.

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos - Presencial

Estabelece as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título.

NR 18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria e Construção – Semipresencial

Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a operação de plataforma de trabalho aéreo, envolvendo planejamento, organização, execução e controle de medidas de segurança na indústria da construção civil.

NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis - Semipresencial / Presencial

Estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Os cursos básico e intermediário são semipresenciais. O específico é ofertado em EaD. Já os avançados I e II são semipresencial.

NR 22 – Mineração Subterrânea - Semipresencial / Presencial

Tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira.

A oferta é para cursos introdutórios Geral de Atividades em Superfície e de Atividades em Subsolo.

NR 23 – Proteção Contra Incêndios - Presencial

Objetivo é proteger as pessoas, o patrimônio e combater um incêndio ou início de incêndio, uma vez que a situação já tenha sido desencadeada.

NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados – Semipresencial / Presencial

Norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.

Treinamento de NRs
Os cursos ocorrem nas modalidades de EaD, presencial e
semipresencial. / Foto: Reprodução

NR 35 – Segurança no Trabalho em Altura – Semipresencial / Presencial

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados – EaD

O objetivo desta Norma é estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras”.

Treinamentos

Além dos cursos de Normas Regulamentadoras, o Sesi MT também tem disponíveis palestras em Saúde e Segurança do Trabalho e Promoção da Saúde.

Para mais informações ligue 0800 6421 600, com atendimento somente para Pessoa Jurídica em todo estado de Mato Grosso.

Texto: Luana Daubian / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555