Voltar

Novo Ensino Médio: entenda as mudanças e como elas impactam na vida do aluno

15/07/2022 - 15h46

Novo Ensino MédioO Novo Ensino Médio, a partir desse ano, passou a ser obrigatório para as turmas do 1° ano de todo o país. Mas você sabe o que isso muda na vida do aluno? Qual o propósito dessas mudanças? Quais disciplinas continuam? Alguma disciplina foi eliminada? Ainda haverá disciplina?

São muitas dúvidas e mudanças sobre esse novo modelo de aprendizagem, que vem carregada de expectativas, principalmente dos alunos e pais. Por isso, para te ajudar, preparamos um passo a passo com as principais mudanças do Novo Ensino Médio. Você vai descobrir a seguir, como o futuro de milhares de jovens será impactado por esse novo modelo de ensino. Então, vamos lá?!  

Aumento da carga horária 

A primeira mudança que você precisa entender é sobre o aumento da carga horária total ao longo dos três anos que vai passar de 2400 horas para 3 mil horas. Das 3 mil horas, 1800 horas serão destinadas para a educação básica, que são as antigas disciplinas que agora vão se chamar áreas de conhecimento, são obrigatórias na grade curricular: Matemática, Linguagens (português, inglês, redação, educação física e artes), Ciências da Natureza (física, química e biologia), Ciências Humanas e Sociais (história, geografia, filosofia e sociologia). Ou seja, agora as disciplinas estão articuladas e se conversam dentro de uma grande área do conhecimento.

Já as outras 1200 horas serão destinadas para os itinerários formativos, que podem ser tanto de Formação Técnica e Profissional ou o aprofundamento nas competências gerais das áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais.  

Para os itinerários formativos de Formação Técnica e Profissional, as redes de ensino devem definir quais cursos serão ofertados na unidade e o aluno têm autonomia para escolher qual dos cursos ele prefere cursar. 

Escolha dos Itinerários  

Diferente do que muitos pensam, o novo modelo educacional não reduz as disciplinas estudadas antes em sala de aula, muito pelo contrário, ele inclui uma nova área de Formação Técnica, que inclusive torna-se um importante aliado no currículo profissional.  

Em outras palavras, além do aluno aprender as competências e habilidades do ensino básico, o jovem também desenvolverá as específicas de uma profissão, e ao concluir o 3º ano, estará formado e preparado para exercer essa profissão no mercado de trabalho. A escolha do curso técnico é feita pelo aluno e pode ser tanto pela vocação, como afinidade com o curso ou projeto de vida e carreira.  

Após feita a escolha do itinerário, a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio prevê que, desde o primeiro ano até o terceiro ano, o aluno tenha uma grade curricular organizada com as disciplinas da educação básica e integrada à formação técnica e profissional.  

Formação Técnica 

Uma das mudanças mais significativas que o novo modelo traz é a formação técnica e profissional. Um dos grandes benefícios dessa nova metodologia é desenvolver a capacidade dos alunos e, consequentemente, abrir um leque de oportunidades e possibilidades em relação à contratação no mercado de trabalho.  

Por isso, já no primeiro ano o aluno passa a ter em sala de aula a preparação do técnico, que inclui a formação inicial voltada para o mercado de trabalho, com orientação profissional e, desenvolvimento do protagonismo e competências socioemocionais por meio do autoconhecimento. No segundo e terceiro ano, o aluno passa a ter acesso aos fundamentos e práticas, assim como conhecimentos específicos do curso técnico escolhido.  

A formação técnica também garante uma série de outros benefícios como: trabalho em equipe, resolução de problemas, clareza na tomada de decisão, organização, conhecimento de novas tecnologias, desenvolvimento de ideias e elaboração de projetos inovadores que possam resultar futuramente em um negócio.  

De modo geral, no decorrer dos três anos do Novo Ensino Médio, a escola prepara o aluno para os desafios atuais, com competências ligadas a área de formação, o que contribui tanto no desenvolvimento pessoal como profissional do jovem.  

Novo Ensino MédioAgora que você já conhece as mudanças do Novo Ensino Médio, você sabia que o Sesi Escola é a instituição pioneira em Mato Grosso na adoção do novo modelo de itinerários formativos? Antes mesmo da obrigatoriedade do formato em 2022, a escola já se adaptou e passou a ofertá-lo, utilizando-se da ampla estrutura tecnológica e expertise do Senai Mato Grosso.  

Atualmente, o itinerário em formação técnica do Sesi Escola é composto pelos cursos técnicos: Eletrotécnica, Mecânica, Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Quer saber mais? 

Protagonistas desta experiência inovadora, 126 estudantes, sendo 59 da unidade de Várzea Grande, e 67 da unidade de Cuiabá, já receberam em 2021, além do tradicional certificado de conclusão do ensino médio, os diplomas de técnicos nas áreas de Redes de Computadores e Eletrotécnica. 

Clique aqui e conheça agora mais sobre como o Sesi Escola tem transformado vidas.

Texto: Rayane Gazola / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555