Professores do Sesi Escola participam de capacitação com Labdisc
Os professores da área de ciências da natureza do ensino fundamental e médio, de educação tecnológica do Sesi Escola Mato Grosso participaram da capacitação com Labdisc, ministrada pela empresa Didatech. O equipamento, que transforma qualquer sala de aula em um laboratório científico multidisciplinar prático, passa a ser utilizado pelos docentes a partir deste ano letivo.
A ferramenta possui sondas sem fio embutidas e teste automático de sensor e calibração, tornando a aprendizagem significativa, onde o aluno se torna protagonista através da experimentação.
No treinamento, os educadores aprenderam a utilizar o equipamento portátil, que é um dispositivo de registro de dados completo que coloca um laboratório de ciências na palma das mãos de seus alunos. Com ele é possível desenvolver ciência de forma prática e rápida, tornando as aulas ainda mais interessantes.
O software que o acompanha permite que os alunos agreguem, exibam e analisem seus dados - e torna isso fácil e divertido. O dispositivo pode envolver todo tipo pessoas na ciência e permite que os estudantes colaborem em descobertas científicas que sabem que farão a diferença.
A gerente de Educação do Sesi Mato Grosso, Simone Cruz, lembra que o Labdisc abre as portas para o aprendizado baseado em investigação em uma variedade de campos da ciência, incluindo biologia, química, física, ciências ambientais e geografia. “Cada um contém vários sensores para tipos específicos de dados, como pH, umidade relativa, temperatura, voltagem, frequência cardíaca, turbidez, condutividade e muito mais”, exemplifica.
Para o professor Ricardo Moreira estar atualizado sobre o uso dos mais variados tipos de tecnologias é uma missão cotidiana de todo docente e o Sesi Escola tem propiciado ao seu quadro de professores essa vivência cada vez mais dinâmica.
“Além de tantos outros momentos, como a robótica educacional e a educação Maker, por exemplo, a escola proporcionou esse momento de contato com o Labdisc, um aparato eletrônico que possui uma vasta gama de sensores muito robustos que promovem testes imediatos e coleta de informações de forma instantânea”, explicou.
Para ele, a experiência de observar tantos fenômenos cotidianos como análises de temperatura, estudo de resultados gráficos e até mesmo conseguir observar o seu trajeto via GPS em um mapa (dentre tantos outros recursos do equipamento), proporciona um olhar mais cuidadoso e o pensar em como inserir o pensamento científico de forma ainda mais profunda nos nossos alunos.
“O Labdisc oferece para os mais diversos eixos educacionais uma imensidão de possibilidades para se trabalhar ciências, matemática, química e por que não educação tecnológica? Formação de alta riqueza de conteúdo e de vasta aplicação em sala de aula, o resultado desse momento foi extremamente satisfatório e que venham os próximos”, finalizou.