Voltar

Festa da amizade marca encerramento do torneio de robótica do Sesi Escola Cuiabá

09/12/2021 - 08h42
xx
Trinta e oito equipes do ensino fundamental 1 e
53 ​​​​​do fundamental 2 estavam na competição

Uma manhã com muita alegria e diversão. Assim foi a Festa da Amizade realizada pelo Sesi Escola Cuiabá para premiar os vencedores do 3º Torneio Interno de Robótica e marcar o encerramento das atividades do ano letivo. Ao todo mais de 300 estudantes participaram da comemoração, que contou ainda com show de talentos com apresentações de dança, música e teatro.

Trinta e oito equipes do ensino fundamental 1 e 53 do fundamental 2 estavam na competição -  que seguiu o tema da temporada do FIRST Lego League (Cargo Conect) - com desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e logística. Nos últimos meses, os alunos pesquisaram as diversas utilidades do transporte, explorando os avanços tecnológicos e os desafios globais que a humanidade enfrenta, pedindo à nossa comunidade para construir soluções criativas que irão revolucionar o futuro.

“Depois, as equipes participaram do desafio na mesa principal do torneio, cumprindo as missões determinadas aos robôs, sendo avaliadas em cinco categorias: Projeto, Core Values, Design, Mesa, Superação”, explica o professor de Educação Tecnológica, do 6° ao 9° Ano, do Sesi Escola Cuiabá, Jesse Maia Rios.

xx
Programação contou com show de talentos,
com apresentações de música, dança e teatro

Ele ressalta que o evento, como o próprio nome diz, celebra a amizade, em um momento de pós-pandemia. “Esse período foi muito desafiador para eles, já que tivemos que organizar um torneio híbrido - online e presencial. Alguns desses alunos estão se vendo pela primeira vez, pois nos últimos dois anos estudaram online”, aponta o educador.

A aluna Giovana Jardim, 13 anos, do 7º ano, que participou do torneio pela primeira vez, destaca que a competição estimula a curiosidade e desenvolve nos jovens uma série de habilidades e incentiva a criatividade. “Eu gostei muito, me envolvi mais no projeto de pesquisa, na qual fizemos a simulação de um site para rastreamento de cargas”, explica a menina, que integrou a equipe Turma do Pagode, vencedora na categoria de Projeto Inovador.

xx

Segundo a gerente da unidade, Alessandra Marangoni, a robótica trouxe muitos significados para a escola como um todo. “A cada ano, e num momento como esse, trazer o compartilhamento, alegria, investigação e ajudar o próximo são elementos que nos ajudam a crescer e a tornar o coletivo com mais sentido”.

De acordo com ela, os professores da educação tecnológica fizeram um excelente trabalho e o objetivo foi alcançado. “Tudo aconteceu dentro do planejado e as situações inesperadas foram superadas com o apoio de toda equipe. Estou muito feliz com o resultado!”, finaliza.

Texto e fotos: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555