Sesi Escola Cuiabá ganha primeiro grêmio estudantil
Após um longo período de preparação, organização e processo legal, eis que o Sesi Escola Cuiabá tem constituído seu tão sonhado primeiro grêmio estudantil. As eleições e a posse dos representantes, composta por alunos do ensino fundamental 2 e do novo ensino médio Sesi e Senai, já foram realizadas e os estudantes estão prontos para iniciar o mandato.
A chapa eleita foi a Motirõ composta pelos alunos Juliana Rocha (presidente), Rafaela Silva (vice-presidente), Jackson Huggo (secretário geral), Rafael Macedo (1° secretário), Bruna Raphaela Quintino Aires (diretora social), Ranniely Vitoria Arruda da Cruz (diretor de imprensa), Gustavo Braguini (diretor de esportes), Ana Carolina Barbiero (diretora de Cultura) e Carina da Silva (diretora) de saúde e meio ambiente.
O objetivo do grêmio é organizar e representar os interesses dos alunos na escola e permite que eles discutam, criem inúmeras possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar, como na comunidade em torno da escola. “Para isso, tivemos que passar por todo o processo legal, normatização e regulamentação, com orientação do setor jurídico. Agora, está no regimento que está sendo aprovado no Conselho de Educação”, explicou a gerente da unidade, Alessandra Marangoni.
De acordo com ela, era um sonho pessoal e também dos estudantes. “Prova disso, é que temos, há anos, os representantes de turma, que foram sendo preparados no fundamental para que chegassem no ensino médio e, realmente, efetivassem uma agremiação”.
A gerente acredita que esta é mais uma forma de aproximar gestão escolar dos estudantes e para que eles possam exercer maior protagonismo.
“É um importante espaço de aprendizagem, cidadania e convivência. Além disso, vai fazer com que os alunos entendam mais sobre direitos e deveres, de como funciona a democracia. Todos saímos ganhando com maior aproximação e eu espero que seja algo que a gente vá levar por muitos anos”, comemora, parabenizando todos os alunos envolvidos e também a colaboração e a disciplina de todas as chapas que participaram.
Para a presidente eleita, a criação da agremiação representa uma vitória, um sonho desejado há muito tempo e que, agora, se torna real. “Se tornou um grande exemplo de como podemos ser protagonistas e que demonstra o quanto a gente tem um grande potencial”.
A partir de agora, segundo ela, são grandes expectativas. “Sabemos que nem sempre tudo sai como planejado, mas somos uma equipe fantástica e buscaremos soluções para os problemas e os projetos apresentados para o grêmio. Esperamos um mandado com muito êxito para o ano que vem”, pontua Juliana.
As primeiras ações já estão sendo planejadas para o início do ano letivo para a recepção e inclusão dos novos alunos na escola, para que eles possam conhecer a unidade, os professores e os colegas. “Com isso, pretendemos mostrar que estamos lá para ajudá-los e promovendo interação maior entre a comunidade escolar, entendendo melhor os anseios, sugestões e reclamações”, finaliza.