Voltar

Sesi Escola recebe palestras sobre Saúde e Segurança nas escolas

13/10/2021 - 14h29
xx

Em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escola – celebrado nos dias 8 e 10 de outubro no setor da Construção Civil e nas escolas, respectivamente), o Sesi Escola recebeu o engenheiro especialista em segurança do trabalho do Sesi Mato Grosso, Paulo Camacho, para falar sobre o assunto. Em conversa com os estudantes e professores, ele destacou a importância do uso de equipamento de proteção coletiva e individual (EPIs), aparelhos eletrônicos e limite de tolerância de ruídos para prevenção de riscos à saúde, entre outros.

De acordo com Camacho, o objetivo plantar uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes junto aos estudantes. “Semente que os acompanharão durante toda a vida, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores”, apontou.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o histórico dos EPIs, desde as armaduras e elmos, utilizados por cavaleiros na Idade Média, passando pela Revolução industrial e a Primeira Grande Guerra.

Na unidade do Sesi Escola Várzea Grande, os alunos do 6º ao 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer o histórico dos EPIs, desde as armaduras e elmos, utilizados por cavaleiros na Idade Média, passando pela Revolução industrial e a Primeira Grande Guerra. “Momentos históricos marcantes que contribuiu para entender a evolução das medidas de proteção disponíveis aos trabalhadores”, conta Camacho.

xx

Para o professor Cacildo Nascimento eventos como esse enriquecem bastante o cotidiano escolar, pois mostram que é preciso ter muita atenção e cuidado no desenvolvimento das atividades laborais. “Trazer essa temática, já estabelecida por lei, para as escolas e trabalhar com os nossos alunos é contribuir para formação de cidadãos responsáveis e consciente do seu papel social”, afirmou o docente.

A aluna Ana Júlia Aragão, do 8º A, lembrou que a educação tem o poder de levar ao ser humano não apenas conhecimento, mas também valores. “Percebemos a importância dos EPIs e como pequenas atitudes podem salvar vidas e evitar acidentes pequenos, como também acidentes graves. Parabéns ao Sesi pela oportunidade de mais um aprendizado significativo e um olhar para esse assunto”.

Já na unidade de Cuiabá, o assunto foi abordado com os estudantes do 8º e 9º anos. A professora Sebastiana Fonseca aprovou a iniciativa e observou que os alunos participaram ativamente da atividade. “Eles conseguiram absorver os conhecimentos transmitidos, assim como nós professores adquirimos mais informações e orientações sobre a nossa atuação com relação a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho”

xx

Carlos Eduardo Silva, 14 anos, do 9° ano B, disse que a palestra abordou um assunto importante para a saúde e segurança no cotidiano da escola, de forma ilustrativa, divertida, com brincadeiras e práticas de ação preventiva. “Nos proporcionou experiências que me fizeram entender o propósito da palestra. Sou aluno do Sesi Escola desde o fundamental I e amo todas essas experiências que trazem para os alunos”.

O jovem Leonardo Melo Destro, 14 anos, do 9º ano A, destacou que acidentes podem ocorrer no trabalho, em casa, na escola ou em qualquer ambiente. “Isso nos fez refletir sobre a necessidade de usar equipamentos de segurança individual”.

“É importante que o assunto não fique restrito aos trabalhadores, pois precisa ganhar novas dimensões como o cotidiano dos nossos alunos, futuros trabalhadores”, finalizou Camacho.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555