Voltar

Sesi Escola Várzea Grande homenageia equipe finalista das Olimpíadas DesafiEI

28/09/2021 - 09h08
O troféu feito pela equipe Maker do Sesi Escola

O Sesi Escola Várzea Grande rendeu homenagens à equipe It's Girls que participou da final das Olímpiadas DesafiEI - um desafio de caráter cultural, desenvolvido entre os alunos do 6º ano ao Terceirão das escolas parceiras da Escola da Inteligência (EI) de todo o Brasil. A terceira e última fase da competição contou com 9 horas de duração e atividades 100% on-line.

Natália Silva, Maria Eduarda Casagrande, Maria Isadora Casado, Daniela Ramos e Gabriela Reis, capitã do time, integram o grupo, que foi o único finalista de Mato Grosso n e alcançou 64.350 pontos. Para homenageá-las a escola entregou um troféu feito pela equipe Maker e guloseimas, durante a aula. As garotas ganharam também o reconhecimento dos colegas de sala.

Para chegar à final, as meninas enfrentaram duas etapas. A primeira ocorreu no dia 28 de agosto e reuniu 50 desafios lançados para serem respondidos em 9 horas. O desempenho garantiu a classificação da equipe para a fase 2, realizada entre os dias 30 de agosto e 06 de setembro.

A estudante Gabriela diz que a experiência foi incrível e que estar na final foi uma sensação de alegria e orgulho para toda a equipe. “Apesar de não termos conseguido o primeiro lugar, valeu cada momento que passamos nesse desafio. Com certeza, ano que vem tentaremos de novo, porque o que realmente vale é a experiência”, atesta a jovem.

Sentimentos compartilhados pelas demais componentes do grupo. “Aprendemos que o trabalho em equipe é muito importante, porque aprendemos a dividir nossos conhecimentos. Além disso, que o apoio da família é fundamental em qualquer atividade que fizermos na vida”, pontua Maria Eduarda.

Elisângela Reis, mãe da Gabriela, considera a participação das meninas surpreendente. “Para mim, como mãe, foi extremamente gratificante participar, cooperar e incentivar minha filha nesse processo. Ver a dedicação, a perseverança e a união dela com as amigas só confirma aquilo em que acredito: juntos somos mais fortes e chegamos mais longe”.

Como as famílias também são envolvidas em algumas provas, ela destaca o fortalecimento de vínculos genuínos entre escola e família. “Participamos de atividades específicas no segundo desafio. Fizemos em grupo, sugerimos ideias, descrevemos o que foi realizado. Foi uma experiência maravilhosa. Acredito de fato que todos se empenharam muito nesta maratona de atividades”, argumenta.

Para professor Cacildo Nascimento, que acompanhou toda a trajetória da equipe, a participação no desafio demonstra também o resultado do trabalho da escola, no que diz respeito às competências e habilidades da educação socioemocional. “A experiência foi proveitosa e podemos observar os efeitos positivos nas alunas, que tiveram um grande desempenho”, comemora o educador, ressaltando a importante contribuição e participação das famílias.

O evento

Caption

A olimpíada tem como finalidade promover o intercâmbio sociocultural entre estudantes e professores do Ensino Fundamental dos anos finais (6º ao 9º ano) e todo Ensino Médio, das diversas regiões do país, por meio de uma maratona de atividades.

A intenção é proporcionar aos participantes aprofundamento e ampliação de seus conhecimentos, desenvolvendo de forma concomitante competências e habilidades socioemocionais, tais como: liderança, criatividade, espírito gregário, tomada de decisão, resolução de problemas complexos, empreendedorismo, protagonismo, dentre outros.

Além de praticar as ferramentas de gestão das emoções ensinadas nas aulas da Escola da Inteligência; contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio da educação socioemocional; e fortalecer vínculos genuínos entre escola e família, a fim de garantir a humanização das relações em que se assenta a vida social.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555