Simulados auxiliam na preparação de estudantes do novo Ensino Médio Sesi e Senai
João Lucas Arruda de Jesus, 17 anos, está cursando o 3º ano do novo Ensino Médio Integrado Sesi e Senai, na unidade de Várzea Grande. Aluno da instituição há 8 anos, o jovem já definiu que quer cursar medicina veterinária na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ou na Universidade de São Paulo (USP). Para isso, ele vem se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o início do Ensino médio e a rotina é intensa.
Nesta tarefa de preparação, João conta com os simulados externos oferecidos pelo Sesi Escola em parceria com a Somos Educação, que ocorrem duas vezes por ano. Neste semestre, ele e os colegas das turmas do Terceirão participaram das avaliações aplicadas nos dias 13 e 20 de setembro, com questões de Linguagens e Humanas, incluindo a redação, e questões de Matemática e Natureza, respectivamente.
“Tenho rotinas de estudos estabelecidas e tarefas diárias e os cursinhos e simulados oferecidos pela instituição são excelentes para sabermos se estamos estudando corretamente”, comenta o estudante, ressaltando que, assim, os alunos podem alterar as rotinas de estudos e adequar sua jornada para alcançarem melhores resultados no Enem ou em outros concursos que escolherem.
A coordenadora pedagógica da unidade de Várzea Grande, Luciana Brandão, destaca que o Enem é importante para o futuro dos jovens e que é papel da escola prepara-los bem para conquistar habilidades e competências exigidas nesse tipo de exame para o prosseguimento da vida acadêmica.
“Essas ações são preparatórias para o Enem e também conseguem dar devolutiva significativas para avaliação do trabalho que a escola está realizando, pois, os resultados são avaliados em nível nacional. O nosso foco é ensinar e aprender e essas avaliações externas tem grande importância nesse processo”.
A gerente da unidade, Rita Marques lembra, que os alunos contam com diversas ferramentas que auxiliam nesta preparação e que os simulados são uma delas. “As provas trazem questões balanceadas exatamente nos moldes do Enem, desde o início do ensino médio e, assim, eles vão sendo familiarizados com testes, o que representa muito mais chance de sucesso”.
De acordo com ela o teste também contribui para que a escola faça análise das suas práticas pedagógicas, buscando refletir e aprimorar o processo de aprendizagem que é um desafio para todos.