Equipe do Sesi Várzea Grande disputa a final da Olimpíada Desafiei 2021
O Sesi Escola Mato Grosso conta com uma equipe na final da Olimpíada Desafiei 2021, uma maratona de atividades de caráter cultural, promovida pela Escola da Inteligência junto às escolas privadas parceiras do Programa de Educação Socioemocional de todo o Brasil. A terceira e última fase da competição ocorre neste sábado, 11, no período de 9h às 18h, com atividades 100% on-line.
Formada por alunas do 6º ano do ensino fundamental II, da unidade de Várzea Grande, a equipe It's Girls conta com Gabriela Reis, capitã do time, Natália Silva, Maria Eduarda Casagrande, Maria Isadora Casado e Daniela Ramos.
Para chegar à final, as meninas enfrentaram duas fases. A primeira ocorreu no dia 28 de agosto e reuniu 50 desafios lançados para serem respondidos em 9 horas. A etapa garantiu a classificação da equipe para a fase 2, realizada entre os dias 30 de agosto e 06 de setembro. Dois desafios extras foram disponibilizados para a equipe escolher um e realizá-lo. Diferente da edição de 2020, este ano o desafio extra executado nesta etapa foi pontuado.
O professor da equipe Cacildo Nascimento afirma que os desafios lançados estão atrelados aos temas de empatia e cooperação, pensamento crítico, responsabilidade e cidadania, repertório cultural e STEAM (que prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
“O desafio final tem formatação surpresa, além da obrigatoriedade de justificar, com um pequeno texto, como chegou até a resposta. Uma situação-problema levará as equipes a se confrontarem com um enigma”, explica Cacildo, que é professor de História e da Escola da Inteligência.
Para Gabriela, a sensação de estar na final é incrível. A jovem conta que o grupo decidiu participar pela experiência e não apenas pelo prêmio. “Quando começamos, nem imaginávamos que conseguiríamos chegar à final, porque desde o primeiro desafio, já achamos difícil. Mas estamos muito orgulhosas, umas das outras”, declara a capitã, ressaltando que o aprendizado que fica é o de trabalho em equipe, de sempre poder contar uma com a outra, mesmo distantes.
O evento
A olimpíada tem como finalidade promover o intercâmbio sociocultural entre estudantes e professores do Ensino Fundamental dos anos finais (6º ao 9º ano) e todo Ensino Médio, das diversas regiões do país, por meio de uma maratona de atividades.
A intenção é proporcionar aos participantes aprofundamento e ampliação de seus conhecimentos, desenvolvendo de forma concomitante competências e habilidades socioemocionais, tais como: liderança, criatividade, espírito gregário, tomada de decisão, resolução de problemas complexos, empreendedorismo, protagonismo, dentre outros.
Além de praticar as ferramentas de gestão das emoções ensinadas nas aulas da Escola da Inteligência; contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio da educação socioemocional; e fortalecer vínculos genuínos entre escola e família, a fim de garantir a humanização das relações em que se assenta a vida social.
Premiação
Cada membro das equipes vencedoras leva pra casa um assistente doméstico inteligente baseado em voz, uma lâmpada inteligente Positivo home smart e um Headset gamer Trust GTX 307 Ravu. Já o professor orientador ganha um vale viagem no valor de R$ 3 mil.
Além disso, a escola vencedora recebe troféu e os alunos, medalhas. As melhores equipes de cada estado também ganham.
Texto: Viviane Saggin