Sesi Escola inicia programa de gestão escolar; modelo é adotado pelo Departamento Nacional
O Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso iniciou a implantação do Programa Sesi de Gestão Escolar (PSGE) - modelo adotado pelo Departamento Nacional (DN) que pode se tornar referência para outras redes de ensino. No estado, a unidade do Sesi Escola Várzea Grande foi a escolhida para o projeto piloto.
O objetivo é formar e engajar gestores de educação e diretores escolares com o propósito de aperfeiçoar a eficiência e eficácia nos processos escolares, otimizar os custos e garantir a sustentabilidade das escolas e melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos.
Ao todo serão seis etapas: formação inicial, ações preparatórias, diagnóstico escolar, elaboração e implantação do plano de melhoramento, apuração de resultados e avaliação externa.
“Trata-se de um grande marco para rede Sesi e, com certeza, avançaremos de forma significativa em todos os processos, com foco central na aprendizagem do aluno. Seremos uma referência podendo contribuir com melhoria da qualidade da educação brasileira, apoiados em uma metodologia que já proporcionou grandes avanços para escolas do Brasil e do Chile”, destaca a coordenadora de Educação do Sesi MT, Cintia Silva.
Ela explica que a metodologia está estruturada em 5 áreas, relacionadas aos fatores de eficácia escolar: liderança e planejamento pedagógico; gestão administrativa e financeira; desenvolvimento profissional; relacionamento com alunos, pais e comunidade; e gestão de resultados.
Formação é o primeiro passo
A primeira etapa já foi iniciada com a formação que reúne gerências, coordenações, secretaria escolar, analista educacional e psicóloga. Os gestores formados pelo Sesi atuarão ainda como multiplicadores para expandir o projeto e certificar escolas de outras unidades e instituições de ensino.
Para a gerente do Sesi Escola Várzea Grande, Rita Marques, ter uma gestão orientada para resultados, parte de um ciclo de melhoramento contínuo.
“Nossas expectativas estão altas. Queremos subir degraus com excelência nos processos de atuação com as lideranças, na gestão pedagógica, administrativa, no desenvolvimento profissional de todos os colaboradores, relacionamento com alunos, pais e comunidade para obter resultados satisfatórios”, enfatiza.
Modelo internacional
De acordo com o diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi, a iniciativa nasceu em 2013, após visita ao Chile, onde um programa nacional de gestão escolar foi implementado na rede pública pela Fundação Chile.
“Fizemos o esforço para incorporação da metodologia. Sabemos o quanto são importantes as experiências e o desenvolvimento de competências em gestão educacional. Queremos trazer toda a tecnologia de gestão do setor empresarial para a experiência pedagógica. E ter um modelo replicável no sistema educacional brasileiro”, defendeu o dirigente, durante lançamento nacional do programa.
Participam da iniciativa 22 departamentos regionais, com 66 escolas envolvidas e mais de 26 mil contribuições dos professores. As ações seguem até setembro de 2022.
Texto: Viviane Saggin