Professores tutores da Nova EJA do Sesi MT participam de formação continuada
Professores tutores da Nova EJA do Sesi Mato Grosso participaram, nos dias 27 e 28, no Senai em Várzea Grande, de uma formação continuada ministrada pela Somos Educação. Durante o treinamento, foram apresentadas as diretrizes do projeto de curso, realizada análise e reflexão sobre as matrizes curriculares e sua aplicabilidade, bem como repassadas orientações sobre o novo material didático.
A assessora pedagógica da Somos Educação, Flaviana Canha, ressalta que a rede Sesi MT já utiliza a proposta da Nova EJA desde 2018 – que implementa o método de reconhecimento de saberes, com valorização e certificação de experiências adquiridas ao longo da vida. Agora, a partir de 2021, passará a utilizar o novo material didático, que tem como princípio ser mais atrativo, inovador e assertivo.
“Foram dois dias de treinamento, em que pudemos ter essa conversa sobre a metodologia ativas e de reconhecimento de saberes e como esse diagnóstico irá nortear nossos planejamentos, além de apresentar o material didático por área de conhecimento. A expectativa é que os tutores compreendam esta proposta para poder sanar problemas e, junto com os alunos, aprimorar os trabalhos que já realizam, só que, a partir de agora, com o direcionamento do novo material”.
A tutora Clariana Marinho, do Sesi de Várzea Grande, declara que a instituição desafia, constantemente, os colaboradores a saírem da zona de conforto, promovendo formações e revendo as práticas em sala de aula. “Também somos desafiados a auxiliar os alunos a progredir, participar das aulas e colocá-los como protagonistas do processo de aprendizagem”.
Para ela, a formação reforçou o entendimento que toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização. “Respeitar o ritmo de cada aluno: ele é único”, enfatiza a professora, que leciona Ciências da Natureza.
Professor tutor de Matemática, Alex Costa, atua na EJA do Sesi Sinop há mais de três anos e confirma a importância da atualização e inovação de metodologias e materiais didáticos. “A proposta da EJA leva em consideração a história de vida do aluno e o que ele construiu de conhecimento. E o novo material irá potencializar toda essa construção, além de incentivar na busca por novos conhecimentos”.
A coordenadora de Educação do Sesi MT, Cintia Silva, frisa que investir em formação dos professores é uma premissa fundamental para garantir educação de qualidade. “A parceria com a Somos abrangendo a EJA na formação de professores tutores irá fortalecer o processo ensino aprendizagem e consequentemente melhores resultados qualitativos para os estudantes possam elevar sua escolaridade de maneira rápida e eficaz”.
EJA PROFISSIONALIZANTE
EJA Profissionalizante é uma grande parceria entre o Sesi e Senai que prepara o aluno direto para o mercado de trabalho, pois ele consegue terminar os estudos e ainda pode optar por um curso profissionalizante gratuito na área que tem interesse.
O curso pode ser realizado em até um ano (12 meses), pelo qual nos dois primeiros meses o aluno cumpre carga horária presencial de 3 horas semanais. Nos 10 meses seguintes, o estudante cumprirá 80% da carga horaria na plataforma de Ensino a Distância (EaD) e os outros 20% com encontros presenciais, tira dúvidas e provas presenciais.
A metodologia oferece a possibilidade de redução da carga horária com base nos conhecimentos prévios e habilidades de cada aluno, desenvolvidos ao longo da vida, e tem um currículo mais conectado à realidade profissional.