Voltar

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho: Sesi MT apoia indústrias com programas e serviços

26/07/2021 - 14h15
Sesi MT oferece um conjunto de ações e medidas
para antecipar e avaliar riscos

Neste 27 de julho - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Além disso, reforça a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas pelas empresas.

Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade, aponta a superintendente do Sesi MT, Lélia Brun. Segundo ela, anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos.

Boas práticas de gestão de saúde e segurança no trabalho contribuem para a proteção contra os riscos presentes no ambiente de trabalho, prevenindo e reduzindo acidentes e doenças e diminuindo consideravelmente os custos. “Tornam a empresa mais competitiva, auxiliando na sensibilização de todos para o desenvolvimento de uma consciência coletiva de respeito à integridade física dos trabalhadores e melhoria contínua dos ambientes de trabalho”, alerta.

De acordo com a superintendente, o Sesi MT oferece um conjunto de ações e medidas para antecipar e avaliar riscos em uma empresa. “O objetivo é minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, garantindo a proteção à saúde e integridade física e mental do trabalhador, direcionando a empresa e seus gestores para o uso inteligente da informação para diminuição de riscos e tomada de decisões”.

Na prática, a instituição elabora documentos com enfoque legal, técnico, operacional e de gestão de informações, com uma assessoria completa em Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho. Além disso, dá todo respaldo e suporte em pericias judicias e trabalhistas (Veja aqui).

Enfrentamento ao coronavírus

Pandemia: programas, guia, protocolos e monitoramento

O contexto da pandemia e da crise econômica e sanitária, causada pelo novo coronavírus, também reforçou a existência de diferentes realidades no ambiente de trabalho e a saúde e a segurança passaram a ganhar ainda mais importância com as ações de prevenção ao contágio pela Covid-19.

“Desde o início da pandemia, concentramos nossos esforços não só em prevenir acidentes de trabalho, mas em identificar os riscos de contaminação no ambiente, em realizar o levantamento de materiais e equipamentos de segurança necessários e elaborar planos de ação para evitar o contágio nas indústrias”, argumenta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, Valdir de Souza Junior.

Ele ressalta que, com base nessa nova realidade, o Sesi desenvolveu programas para auxiliar as indústrias e as instituições do estado no enfrentamento e combate à pandemia, como o programa Trabalho Seguro, Guias, Protocolos e Monitoramento, entre outros.

Dicas

Algumas medidas adotadas pelas empresas podem diminuir os riscos e zelar pela vida e saúde da equipe. Conhecer bem a legislação e as normas que se aplicam à área de atuação e a adoção da Segurança como um valor e encarar a prevenção como um investimento e não como custo são dicas valiosas.

Manter um programa interno de prevenção a acidentes de trabalho e promoção da saúde e garantir que todos os equipamentos de proteção estejam sempre à disposição e em bom estado também são procedimentos que devem ser tomados. “Proíba a atuação sem o treinamento e equipamentos específicos – e seja rigoroso com o cumprimento das normas, sem tolerar negligência. Lembrando que o empregador pode e deve adotar medidas administrativas, como punição pelo não cumprimento”, aconselha Valdir

Trabalhador: Adotar Segurança como um valor pessoal
em sua vida é um fator essencial

Já o trabalhador é o personagem central, por isso, adotar segurança como um valor pessoal em sua vida é um fator essencial. “Apenas comece uma tarefa se estiver devidamente orientado e equipado. Cuide bem dos equipamentos de proteção e avise o responsável caso perceba qualquer dano”.

Ele pondera ainda que todos precisamos de cuidados, principalmente em locais onde não conhecemos bem, onde não temos total conhecimento dos perigos e riscos. “Desta forma, é imprescindível cuidar do colega, principalmente dos novos colaboradores. Orientar sobre o uso correto e não aceitar piadas com quem faz o que é certo”.

Além disso, observa o gerente, todos devem se comprometer a manter o local limpo e organizado. “Atitudes rígidas, mas simples, garantem que o trabalhador possa transitar e atuar no seu setor com tranquilidade e segurança”, finaliza.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555