Volta às aulas: professores falam sobre expectativa para o segundo semestre
As equipes do Sesi Escola Mato Grosso deram início ao segundo semestre do ano letivo 2021, na segunda-feira (19). Após passarem por uma semana de imersão de estudos, durante o Seminário Regional de Educação, os profissionais falam sobre a expectativa e novidades para o período – que continua com sistema híbrido, com aulas presenciais e online.
No primeiro semestre deste ano, estudantes e professores foram desafiados na realização das atividades escolares. Mostraram que é possível contornar a maioria deles com criatividade, dedicação e empatia. “Agora, novos desafios se apresentam no retorno às aulas: melhorar as aulas híbridas, com novas práticas e ferramentas”, argumenta a coordenadora de Educação do Sesi MT, Cintia Silva.
De acordo com ela, o intervalo entre o primeiro e o segundo semestre é o momento de fazer um balanço do que foi bem e o que precisamos melhorar. “É a oportunidade para refletimos e planejar nossas ações, e começar a segunda metade do ano e fazer que ele seja melhor que o primeiro”. Além disso, aponta ela, o seminário contribuiu na tarefa de preparação, produzindo novas competências e motivando os profissionais.
O evento reuniu especialistas de renome nacional que enriqueceram a troca de experiências. Entre os assuntos abordados estão os desafios do ensino híbrido, o futuro da educação, educação maker, processo avaliativo e estratégias para planejamento de aula.
Emerson Ferreira da Silva, professor de matemática da unidade de Cuiabá, afirma que o momento é de muita esperança em contribuir para um saber mais interativo e com práticas inovadoras. “Durante a semana pedagógica, conhecemos ferramentas tecnológicas e didáticas para que possamos aprimorar e inovar o aprendizado, além de reestruturar nossa didática. Assim, este semestre promete ser contagiante, tanto para os alunos, quanto para nós educadores”.
“Todo começo de semestre sinto aquele friozinho na barriga, aquela expectativa em ver e rever os alunos, de passar e receber novos conhecimentos, porque acredito que aprendemos e fazemos descobertas juntos, e as formações e seminários só vêm nos mostrar que estamos no caminho certo”, aponta a professora Griziele de Lima Souza, das disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, ensino religioso e empreendedorismo na turma do 3° ano do Sesi Escola Cuiabá.
Segundo ela, durante o seminário, os educadores puderam ampliar os conhecimentos em cultura maker “com um olhar de fazer com propósito, de propor avaliação com o uso das rubricas, Steam, e uso das plataformas digitais”.
Prevenção e segurança
Além da atenção com a aprendizagem e a excelência na educação híbrida, os cuidados com a prevenção da Covid-19 estão entre as principais ações das equipes gestoras das unidades. As medidas de higiene, fundamentais para garantir a segurança de todos e para um espaço de aprendizado onde a troca seja construtiva para a comunidade escolar, continuam sendo aplicadas.
Para promover um ambiente seguro e acolhedor, o Sesi Escola segue todas as regras e protocolos de biossegurança, como uso obrigatório de máscaras de proteção, álcool 70%, redução de circulação de pessoas, higienização da escola, distanciamento social, entre outros.