Voltar

Desafios do Ensino Híbrido são temas de seminário regional do Sesi Escola

12/07/2021 - 11h38

Os desafios do Ensino Híbrido serão debatidos durante o Seminário Regional da Rede Sesi de Educação, que teve início nesta segunda-feira (12) para os profissionais das unidades de Cuiabá e Várzea Grande. Realizado em formato online, o evento segue até o dia 16 de julho, com convidados especiais que abordam sobre o ensino de qualidade e o novo cenário que estamos vivendo.

O objetivo é desenvolver ações de educação continuada para os profissionais de educação, utilizando diversas estratégias e tecnologias. A intenção é produzir novas competências e motivar esses profissionais a tornarem-se agentes da pesquisa de sua própria prática educativa, produzindo conhecimento e intervindo na realidade educacional impactada pela pandemia.

Durante a cerimônia de abertura, também online, o gerente de Educação do Sesi MT, Carlos Braguini, lembrou que, durante o período de pandemia, os profissionais da educação precisaram se reinventar, desenvolver novas competências e exercitar a transformação de vidas. “Tudo isso para continuar entregando serviços relevantes em educação”.

A superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, destacou que foram necessárias adequações na forma de ensinar e os profissionais da educação do Sesi não mediram esforços para trazer uma educação de qualidade aos estudantes.

“Nossa instituição realiza diversos investimentos, seja em infraestrutura, seja em pessoas. Esse momento é a evidência do investimento em pessoas e peço a vocês que aproveitem todos os conhecimentos que serão passados, que utilizem esse aprendizado da melhor forma possível. Acreditamos que estamos vivendo a revolução de competências e esse seminário representa é uma das ferramentas que contribuem para que essa revolução seja consolidada”.

​Programação

A programação de abertura contou com a palestra “Modelo Maker Sesi Escola”, com o consultor Anderson Macorin, que abordou a importância do ensino maker e seu papel fundamental na transformação da educação. Macorin é educador maker e já atuou com robótica educacional e, em 2015, consagrou-se campeão na Categoria FIRST Lego League na Austrália.

O evento segue nesta terça-feira (13), com a palestra “Os três pilares do futuro da educação e como se adequar com eles”, com Nathália Kelday, especialista em Marketing e em Publicidade e fundadora da Estudologia, uma startup premiada. Logo após, “Avaliar em tempos híbridos”, com o pedagogo e mestre em Psicologia da Edcuação Lilio Alonso Paoliello Jr.

Na quarta-feira (14), o tema é “STEAM em Sala de Aula: A aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica”, com o especialista em tecnologias educacionais Leandro Holanda.

Na quinta-feira (15), serão abordadas “A importância do processo avaliativo e estratégias para planejamento de aula”, com Flaviana Canha - Assessora Pedagógica da Somos Educação (Cogna), responsável pelos serviços ofertados as Regionais da Rede Sesi de Educação.

Além disso, Emanuela Bezerra fala sobre “Aprendizagem baseada em cenários de prática” Emanuela é mestre em Educação pela PUC Minas, transita entre docência, gestão e desenvolvimento de projetos e produtos educacionais.

Na sexta-feira (16), a doutora em Ciências Pedagógicas (Educação) Josefina Barreira destaca a “Construção de projetos interdisciplinares”.

Encerrando a programação, Thais e Roberta Bento abordam “Como meu aluno aprende? Conexões cerebrais e sociais que impactam a capacidade de aprendizagem”. Thais e Roberta são mãe e filha, educadoras e orientadoras de famílias na relação com a escola. Fundadoras do SOSEducação, site de educação do portal Estadão e responsáveis pela coluna Escola da Revista Pais&Filhos.​

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555