Voltar

Com polo exclusivo para industriários, Sesi MT apoia campanha de vacinação contra a Covid-19

07/07/2021 - 09h19

Em mais uma ação no combate à Covid-19, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) montou um novo polo fixo de vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores das indústrias instaladas em Cuiabá, em parceria com a prefeitura. O local escolhido foi a unidade do Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) no Distrito Industrial e, seguindo o cronograma da administração municipal, a imunização passa a ser realizada nesta quinta-feira (08), a partir das 9h. A vacinação para industriários faz parte da definição do Plano Nacional de Imunização (PNI) para públicos prioritários.

O pré-cadastro dos trabalhadores da indústria foi liberado no site https://cadastro.vacinacuiaba.com.br/ há pouco mais de uma semana. Aqueles que já fizeram essa etapa do processo, devem estar atentos ao site e consultar o cadastro para verificar o agendamento.

Quem ainda não se cadastrou, precisa acessar o site, clicar em pré-cadastro, preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.

Ao ser agendado, o trabalhador da indústria deverá levar o QR Code impresso assinado e carimbado pela chefia imediata, cópia da carteira de trabalho ou holerite comprovando o vínculo com a empresa, documento oficial com foto e deve estar com o cartão SUS atualizado. Para este público será levado em conta o local de trabalho, ou seja, serão vacinados os trabalhadores de indústrias localizadas em Cuiabá.

Relação das indústrias

Além do município de Cuiabá, o Sesi, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), está auxiliando na organização da vacinação para os trabalhadores industriais em todo o estado. Para isso, está subsidiando o Governo do Estado com informações úteis para a definição da estratégia pelas prefeituras.

No site www.sesimt.ind.br a instituição disponibiliza a relação de indústrias em cada município, para facilitar o trabalho das secretarias municipais de saúde no cadastramento e controle dos trabalhadores (https://sesimt.ind.br/cadastro-industria).

Também oferece apoio às prefeituras que desejarem organizar ações de vacinação específicas para indústrias com mais de 200 trabalhadores. Para isso, as administrações municipais podem entrar em contato por meio do telefone (65) 3611-1653 ou e-mail apoio.vacina@sesimt.ind.br. Vale lembrar que o apoio não é para a realização do gesto vacinal e sim para organização e estrutura.

Iniciativas

O apoio do Sistema Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Sesi MT e Senai MT) à campanha de vacinação contra a Covid-19 é uma das iniciativas do setor no combate à doença. Desde o início da pandemia, as instituições industriais trabalharam em várias frentes de apoio ao governo e à sociedade no enfretamento à pandemia. Entre as iniciativas estão a disponibilização da estrutura para montagem de polos de vacinação como Sesi Papa e Senai Cuiabá.

O Sesi MT criou programas gratuitos para as indústrias com monitoramento dos sintomas da Covid-19 com inteligência de dados. Disponibilizou guia, manual e protocolo que reúnem recomendações e melhores práticas com base técnico-científica, referendadas por órgãos nacionais e internacionais e adequadas às normas legais do governo federal. Além de programa gratuito de promoção da saúde física e mental dos trabalhadores, o Sesi Viva Bem, e testes RT-PCR com valores especiais para a indústria, entre outros.

Já o Senai MT, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), produziu 5 milhões de máscaras, beneficiando os profissionais da saúde que atuam diretamente na luta contra o coronavírus nos hospitais do estado. Além disso, realizou reparação voluntária em ventiladores pulmonares - equipamentos fundamentais no tratamento de pacientes em estado grave da covid-19, e fabricou protetores faciais, tipo face shields, para reforçar as medidas de prevenção.

Para a superintendente do Sesi MT e diretora do Senai MT, Lélia Brun, o ponto de vacinação para os industriários e o apoio à campanha são ações que se somam a outras importantes iniciativas no combate à crise da Covid-19 e é motivo de orgulho para o setor. “É uma grande alegria poder colocar nossas instituições à disposição da sociedade. Também estamos atuando fortemente para incentivar e esclarecer dúvidas com relação à imunização, porque temos a convicção de que apenas com a vacinação em massa conseguiremos controlar a pandemia”.

Lélia ressalta que se vacinar não é apenas uma escolha individual, mas também um ato de amor ao próximo. “Para que as vacinas mostrem resultado em uma sociedade, é preciso que a maior parte das pessoas se vacinem”, finaliza.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555