Voltar

Turma da Robótica: Canal Futura apresenta episódio com equipe do Sesi Escola Cuiabá

28/06/2021 - 13h46

A equipe de Robótica Brotherhood, composta alunos do Sesi Escola Cuiabá, é a convidada especial da terceira temporada da série nacional Turma da Robótica, do Futura, canal de televisão educativo da Rede Globo. O episódio vai ao ar nesta segunda-feira (28), às 21h - com reprise na terça-feira (29.06), às 18h, na sexta-feira (02.07), ao meio-dia, e no sábado (03), às 18h (pelo horário de Brasília).

Formada pelos estudantes Maria Júlia Rondon, 14, Natally Cândido, 13, Julia Moraes, 14, Maria Eduarda Ribeiro, 14, e Henrique Angelo Arantes, 15 anos, a equipe foi campeã do torneio Regional da “First Lego League (FLL), no ano passado, com o projeto ‘Truque da Terra’ - uma alternativa sustentável e econômica na construção civil. A proposta foi fazer uma mistura de elementos específicos, pelo qual é possível reduzir significativamente o custo de uma obra, oferecendo conforto térmico.

Com o projeto, os alunos conquistaram pela primeira vez o campeonato regional para Mato Grosso. Além disso, a Brotherhood foi selecionada para disputar, juntamente com outras 19 semifinalistas, o Prêmio de Inovação Global FIRST ® LEGO® League, que reconhece os times por suas invenções, demonstrando originalidade, criatividade, potencial impacto e valor.

O roteiro do programa apresenta ainda a ex-integrante da equipe, Britney Freire, que retorna para conhecer a nova geração da qual fez parte, lançando um desafio de robótica para os atuais membros solucionarem em algumas horas. O episódio mostra um pouco da vida dela, seu passado e seu presente e como o conhecimento de inovação e tecnologia adquirido pela robótica influencia na sua trajetória de vida.

Visibilidade

Para Henrique Arantes, a participação na série foi uma grande experiência. “Além de contribuir com a visibilidade da equipe, acredito que tenha ajudado em nossa sintonia também, melhorando nosso rendimento nos treinos após a gravação. Foi divertido e muito desafiador, todos nós adoramos participar de um projeto tão grandioso em conteúdo”.

Já Maria Eduarda diz que o público pode esperar por um programa divertido e cheio de desafios. “Vamos mostrar que tecnologia, educação e diversão podem e devem andar juntas”.

Para a técnica de robótica do Sesi Escola, Mara Farias, a participação da equipe evidenciou o resultado positivo de crescimento e desempenho. “Trouxe mais entusiasmo para nossos estudantes, com motivação para continuarem trilhando essa caminhada de estudo envolvendo a robótica. Foi um a experiência incrível, pela qual podemos mostrar nossos jovens inspirando e impactando positivamente o mundo”.

Turma da Robótica

O programa Turma da Robótica viajou pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade. Dividida em 13 episódios de 24 minutos, a série está em sua terceira temporada

“Para nós do Sesi é um orgulho muito grande poder ter a história da robótica sendo apresentada a nível nacional. É o reconhecimento do trabalho realizado com muita seriedade e entusiasmo que realmente desenvolve o protagonismo e autonomia dos alunos”, finaliza a coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cintia Silva.

Confira a programação no link https://canaisglobo.globo.com/programacao/ e assista pelos canais SKY HD: 434 | NET e CLARO TV HD: 534 e 34| VIVO HD: 68 e OI TV: 35. - http://www.futura.org.br/

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555