Voltar

Repertório junino dá tom em live da Orquestra Sesi Mato Grosso

23/06/2021 - 14h19

Uma apresentação diferenciada, dançante e pra lá de festiva é o que promete a Orquestra Sesi Mato Grosso, na live 'Arraial Junino', que será realizada no sábado (26), às 19h, pelo YouTube. Desta vez, as festas e as músicas juninas ganham um novo tom. Do xote ao baião e nos contos e nas histórias de Nicolina e Laurenço, os mais novos personagens dos atores Lioniê Vitório e J. Astrevo. Tudo com muita festa e forrobodó.

No arraiá virtual, o público poderá se deliciar e se encantar com as poéticas de Villane Cortes, compositor brasileiro de música de concerto, e com os clássicos populares de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, todos, ilustrados na comicidade e vivacidade das figuras da dupla de comediantes.

Com cenário inspirado nas cores e arquitetura dos tradicionais casarios cuiabanos e da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, instalado no Sesi Park, a live conta com repertório que inclui música instrumental, com Mourão (Cesar Guerra Peixe), São João Dararão (folclore piauiense, de Ernesth Mahle), Toada, Cantiga de Ninar e Chôro (Edmundo Villani Cortês); Asa Branca, Assum Preto e Baião (Luiz Gonzaga).

A participação especial será das solistas Akane Izuka, cantora japonesa radicada em Cuiabá, e Sâmara Poline, que interpretam , entre outros clássicos, O xote das meninas (Luiz Gonzaga), Eu só quero um xodô (Dominguinhos), Anunciação (Alceu Valença), Chão de giz (Zé Ramalho), e Ai que saudade d’oce (Geraldo Azevedo).

“Mesmo em meio à pandemia, é importante que as instituições e a comunidade encontrem alternativas para realizarem as tradicionais festas juninas, de preferência no formato on-line, respeitando os protocolos de biossegurança. É uma forma de matar a saudade dos eventos que são comuns nesta época e que estão fazendo falta”, destaca o maestro Fernando Pereira.

De acordo com o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, a ideia é oferecer à comunidade e aos trabalhadores das indústrias mato-grossenses um momento de contemplação e apreciação da música de concerto orquestral. “Queremos proporcionar o acesso à música de qualidade, promover atividades dinâmicas para sair da rotina, com a participação das famílias, estimulando a regionalização de nossa produção cultural e valorizando nossos talentos. Em tempos de isolamento social, é uma ótima alternativa para não deixar passar em branco as datas especiais e se divertir”, enfatiza.

A Orquestra Sesi Mato Grosso foi criada em 2019 e é a primeira orquestra de Câmara profissional do Estado. A formação conta com músicos profissionais de todo o Estado. Violinos, violoncelos, viola de arco, percussão, guitarra, baixo elétrico, canto e viola de cocho integram a formação.

A apresentação é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e do Sesi MT.

Serviço

Live Junina Arraial da Orquestra Sesi Mato Grosso

Data: sábado (26 de junho), 19h

Para assistir acesse e se inscreva no canal Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555