Educação maker é tema de workshop para professores no Sesi Escola
Dois dias imersos na educação maker, discutindo projetos, Educação 5.0 - voltada ao protagonismo social e que estimula a integração cada vez maior entre os seres humanos e a tecnologia -, e o papel fundamental que o espaço maker tem nessa transformação. Assim foi a oficina realizada pelo Sesi Escola para os professores de educação tecnológica das unidades de Cuiabá e Várzea Grande, nos dias 18 e 19 de junho.
Comandado pelo consultor Anderson Pires Macorin, o workshop contou com oficinas mão na massa e sprint de ideias para desenvolvimento de um modelo de educação maker inovador. “Tivemos um desafio pelo qual cada professor foi incentivado a criar um workshop maker, utilizando lâmpadas de LED, fita adesiva de cobre condutiva e uma bateria de 3V. O resultado foi surpreendente. Montagens incríveis que serão utilizadas pelos professores com os estudantes nas aulas”, enfatizou.
Para Macorin, o espaço maker é a porta de entrada para o desenvolvimento da escola do futuro e a formação do professor maker deve ser constante, para acompanhar as novas tecnologias digitais, sociais e culturais. Além de ser um local aberto para novas ideias, é uma ferramenta que proporciona uma série de vantagens para os estudantes.
A coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cintia Silva, explica que a ação faz parte da estratégia de reestruturação do espaço maker das unidades do Sesi Escola. “Nosso objetivo é criar uma metodologia própria para esse ambiente, que permite que qualquer aluno possa criar, experimentar e compartilhar soluções. Um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia”.
O consultor
Anderson Pires Macorin é educador maker, Já atuou com robótica educacional e, em 2015, consagrou-se campeão na Categoria FIRST Lego League na Austrália. Também em 2015, iniciou a implementação do primeiro Fab Lab voltado para a educação básica no Brasil, que ensina os princípios e aplicações da Fabricação Digital de acordo com diretrizes do MIT Massachusetts Institute of Technology.
Em 2016, na conferência Fab12, realizada na cidade de Shenzhen China, credenciou o Fab Lab Escola na rede mundial de Laboratórios. Atuou como Fab Manager de 32 Fab Labs Educacionais. Em 2019 criou a Empresa Bred Maker que apoia instituições na implementação de Fab Labs e Espaço Makers em Escolas.