Equipe mato-grossense participa de festival de robótica na categoria F1 in Schools
A equipe Tucaré, composta por estudantes do Sesi Senai Mato Grosso, participa pela terceira vez do Festival Sesi de Robótica na categoria F1 in Schools. A escuderia é a única representante do Estado na competição, que desafia estudantes de 9 a 19 anos a criarem uma empresa e competir com um carro em miniatura, totalmente projetado e produzido por eles, em uma pista de corrida de 20 metros. Em 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento ocorre de forma online e reúne 31 equipes de diversas partes do país.
Nesta quinta-feira (17), acontece a disputa na Corrida Contra o Relógio. Para isso, as equipes participantes enviaram os seus carrinhos de Fórmula 1 para a organização do evento. O disparo na pista de 20 metros será automático. As miniaturas devem suportar as forças da aceleração na partida, travessia do percurso e desaceleração física após cruzarem a linha de chegada.
Isabela Gomes, 17 anos, gerente geral da escuderia mato-grossense, explica que os carrinhos passam pelo crivo de especialistas. “A banca de juízes é composta por engenheiros, que avaliam design, aerodinâmica, velocidade, desempenho, entre outros”.
O engenheiro geral da Tucaré, Smithy Freitas, 16 anos, destaca que, seguindo especificações estabelecidas nas regras internacionais da competição, os alunos projetam e desenvolvem os carros em ferramentas de desenho 3D. O diferencial de cada miniatura, que garantirá velocidade e estabilidade na arrancada, está no design. “Na última edição, nosso carro foi o quarto mais rápido na competição”, relembra.
Além de Isabela e Smithy, a equipe é composta pelos estudantes: João Vitor Arruda, 17, design 3D; Evandro dos Santos, 17, design gráfico; e Julia Duarte, 17, diretora de marketing.
Mais avaliações
As avaliações das equipes continuam no sábado (19), a partir das 8h. “Assim como o carrinho, as categorias que compõe a competição (marketing, gestão de projetos e projeto social) serão avaliadas por profissionais renomados de cada área”, informa Isabela.
É necessário correr atrás de patrocínio para cobrir custos da competição como confecção de uniformes, brindes, alimentação e transporte. Em contrapartida, a logo do patrocinador aparece estampada nos uniformes, nas redes sociais, nas peças gráficas, etc., como em uma escuderia de verdade.
“Precisamos desenvolver um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final”, enfatiza a jovem, destacando que a equipe mato-grossense se envolveu em diversas iniciativas, como o projeto Drive Thru Solidário, iniciativa para arrecadar doações para instituições beneficentes; campanha Papai Noel dos Correios; e campanha de conscientização de prevenção do câncer de mama.
A Tucaré (junção de tucano e jacaré) se orgulha de ser genuinamente mato-grossense e, por isso, também divulga o Pantanal em suas ações. Sendo assim, no ano passado, os integrantes criaram uma campanha com o intuito de alertar sobre as queimadas recordes no bioma – denominada #Queremos Nosso Céu Azul. “A intensão foi incentivar as pessoas a postarem fotos do céu como era antes e como ficou no período de incêndios, provocando uma reflexão sobre a ação do homem contra a natureza”, recorda Isabela.
Os vendedores da edição 2121 do festival serão conhecidos no dia 26 de junho. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo no canal do YouTube Sou Robótica.