Sesi MT aplicará 30 mil doses de vacina contra gripe em 2021
Na semana em que se comemora o Dia da Imunização (9 de junho) a atenção se volta ainda mais para a conscientização da população sobre a importância de manter as principais vacinações em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades, como a gripe – que, anualmente, afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Para contribuir com o movimento nacional, o Sesi MT realiza, anualmente, a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza (H1N1) para as indústrias mato-grossenses e para os funcionários do Sistema Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso). Para 2021, a instituição prevê aplicar 30 mil doses da vacina para os trabalhadores em todo o Estado.
A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução, segundo a Anvisa, está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para o Hemisfério Sul. “O Sesi oferece aos trabalhadores a vacina trivalente monodose”, destaca a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi, Adriana Reis.
Ela informa que em um esforço conjunto na batalha contra a covid-19, doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), a imunização contra a gripe teve início em abril. “A vacina disponível atualmente não protege contra este novo vírus, mas, com as pessoas imunizadas contra o vírus da gripe comum, fica mais fácil identificar novos casos suspeitos da doença respiratória provocada pelo coronavírus”.
A estratégia ajuda no diagnóstico do covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos. “A vacinação do Sesi contra H1N1 permitirá a proteção da população que não está sendo contemplada pela Campanha de Vacinação Nacional do governo federal, garantindo proteção ao indivíduo e a comunidade”.
Benefícios
O médico do trabalho do Sesi MT, Drº Ediney Espínola, ressalta a importância da imunização. Segundo o especialista, estudos mostram que o imunizante oferece uma boa proteção contra o vírus influenza e, muitas vezes, evita complicações nos grupos mais vulneráveis – já que os impactos da doença vão desde a diminuição na qualidade de vida dos cidadãos até o desenvolvimento de doenças mais severas.
Entre os benefícios da vacinação, o médico destaca a prevenção de doenças relacionadas diretamente às condições e ao ambiente de trabalho e melhoria da imunidade coletiva, contribuindo para a saúde da comunidade. “Também reduzimos os afastamentos e atestados de trabalhadores motivados pela gripe e suas complicações, além da redução de custos assistenciais com plano de saúde”.
Espínola lembra ainda que, de forma geral, não existem contraindicações para realizar a vacinação. Mas devem-se observar casos como gestantes com parecer médico contrário e pessoas com imunodepressão, natural ou medicamentosa, devem receber orientações específicas do próprio médico. A idade mínima para atendimento no Sesi é de três anos.