Voltar

Sesi Escola: Unidades realizam entrega de donativos em ação solidária

28/10/2020 - 09h03

Estudantes e professores do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande realizaram, durante a semana, a entrega dos donativos arrecadados durante o ‘Drive-Thru Solidário Matando a Saudade, Unindo Forças’ – desenvolvido como parte das ações em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) e Dia dos Professores (15 de outubro). O evento também integra o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como escopo fomentar a educação e a cultura do empreendedorismo entre os estudantes.

Ao todo, foram distribuídos 340 litros leite, mais de 200 kg de alimentos não perecíveis e 200 litros de produtos de limpeza, além de produtos de higiene pessoal, brinquedos, roupas e sapatos.

As doações foram destinadas, em Cuiabá, para Associação Espírita Wantuil de Freitas, Fundação Abrigo do Bom Jesus de Cuiabá e ao projeto Guarda Roupa Solidário do Multiação. Já em Várzea Grande, as instituições beneficiadas foram o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, a Casa de Recuperação Desafio Jovem Peniel, a Ong Lírios e a Associação Beneficente Vida Nova.

“Nós só temos a agradecer as doações recebidas. Todos os produtos que vieram foram distribuídos aos nossos irmãos mais necessitados. A carência é grande, mas nós não nos sentimos só, porque dividimos essa responsabilidade com a sociedade e com pessoas como vocês do Sesi, que nos ajudam com doações que beneficiem nossos assistidos, que precisam tanto dos nosso apoio”, declarou Fransoise Magalhães, coordenadora do Núcleo de Caridade das Obras Sociais Wantuil de Freitas.

A instituição realiza em sua sede milhares de atendimentos por mês, incluindo médico, odontológico, terapêutico, sopa, apoio, cursos profissionalizantes nas áreas de informática, cabelereira, manicure, culinária, gestantes, entre outas ações.

O psicólogo Rodrigo Andrade, da Associação Beneficente Vida Nova, explica que a instituição atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que são encaminhados pelo Poder Judiciário, advindas de algum tipo de violência sexual ou física, abandono, negligência, entre outras. “Elas são enviadas para nós para que possamos acolher institucionalmente e dar a elas um ambiente similar à de uma casa”.

Rodrigo ressalta que a associação sobrevive de doação, da colaboração da sociedade civil e de parceria público-privada com a Prefeitura de Várzea Grande, mas que grande parte dos recursão veem de doações. “Em nome da nossa instituição, quero agradecer a doação que o Sesi Escola fez. Toda doação é muito bem, seja ela roupas, alimentos, brinquedos. Muito obrigado!”.

Em Várzea Grande, o projeto e a entrega dos donativos contaram com a colaboração da equipe de robótica Tucaré, escuderia formada por estudantes do Sesi e Senai MT, que competem pela F1 in Schools.

Para a gerente do Sesi Escola Cuiabá, o sentimento de poder ajudar e colaborar com outras pessoas engrandece, cada dia, o ser humano que somos. “Toda a equipe se sensibilizou para o evento em prol de dois sentimentos: o de ver os alunos e o de ajudar ao próximo. Nos sentimos honrados em poder estender a mão e levar ajuda pra aqueles que precisam. Somos gratos à solidariedade de cada um que contribuiu, das pessoas que sempre se irmanam nessa tarefa de fazer o bem, de olhar para as instituições que precisam de apoio da sociedade”.

Empreendedorismo

A gerente da unidade de Várzea Grande, Simone Cruz, explica que a ação também faz parte do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que tem como escopo fomentar a educação e a cultura do empreendedorismo entre os estudantes.

“Esse trabalho de solidariedade, do exercício de olhar o outro é muito gratificante dentro para a escola, ainda mais como parte do projeto JEPP. O empreendedorismo solidário garante a formação humana, porque a escola olha o aluno como um sujeito integral. Então, não é apenas a informação, mas é a formação do caráter, da sensibilidade, do aprender amar, a se doar e a contribuir com outro”.

Para ela, o drive solidário, realizado em fechamento aos trabalhos do JEPP, por conta da pandemia, foi um momento de resgatar esses sentimentos com as famílias e alunos. Um momento de reencontro e de troca.

“É muito gratificante ter uma escola que, além de trabalhar todo processo de formação intelectual e cognitivo, também zela e estima o trabalho de valores, o trabalho humano, o trabalho holístico. Porque é disto que o mundo precisa: de pessoas que saibam fazer, mas que sejam diferenciadas, solidários e empreendedoras”, enfatiza.

Confira a galeria de fotos.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555