Voltar

Setembro Amarelo: psicóloga orienta sobre como identificar os sinais e agir para prevenir o suicídio

24/09/2020 - 17h05

Como parte das ações da campanha Setembro Amarelo, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) realiza na próxima terça-feira (29.09), às 19h, a live Prevenção ao Suicídio: Sinais para saber e agir. O objetivo é conscientizar as pessoas e despertar o interesse e conhecimento para a realidade do adoecimento psíquico, das formas de adoecimento ligadas à depressão, outros transtornos mentais e ao suicídio. Para participar, basta acessar o canal oficial do Sesi MT no YouTube e se inscrever (Clique Aqui)

O evento conta com a participação da psicóloga Bianca Gonçalves, especialista em Pedagogia Empresarial e Pós-graduada em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização. A mediação é da coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi MT, Adriana Reis.

De acordo com Bianca, serão abordos assuntos como mitos e verdades sobre suicídio, prevenção usando as emoções positivas para uma melhor saúde emocional e o olhar atendo dos gestores e colegas de trabalho com intuito de prevenir suicídio (sinais de risco).

“Nosso objetivo é desmistificar o suicídio, os medos e preconceitos sobre o assunto. Quanto mais informações, mais as pessoas podem cuidar de si mesmas e do outro, buscando tratamento e prevenção. É o que chamamos de psicoeducacão. Muitas vezes, uma informação que parece banal para muitos, pode despertar em outros enxergar suas necessidades é, até mesmo, compreender que precisa de apoio”, adverte.

Dados alarmantes

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OS), a cada ano, são registrados mais de 800 mil casos de suicídio no mundo. No Brasil, são 11 mil casos anualmente. “A depressão apresenta sinais que podem ser identificados na rotina do trabalho e que vão muito além da tristeza. Identificar estes sinais são muito importantes para o início do tratamento e prevenção do suicídio”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Valdir de Souza Junior.

Segundo ele, o diálogo é muito importante no processo. A pessoa que está passando por um sofrimento profundo, precisa saber que tem apoio. “O suicídio é um mal silencioso e um problema de saúde pública, que precisamos combater e nos unir, cada vez mais, para salvar vidas”, ressalta.

A palestrante

Bianca Gonçalves possui formação em Life & Professional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching; Pratictioner em Programação Neurolinguística, além de formação em Constelações Sistêmicas Familiares- IAP Campo Grande e Formação em Educação Emocional Positiva. A psicóloga é coautora do livro Pessoas e Psicologias - Ed. Umanos.

Atua há mais de 15 anos como Psicóloga Organizacional, focada em desenvolvimento humano e contratação de novos talentos. Trabalhou por seis anos no grupo Bom Futuro Agrícola na área de Treinamento e Desenvolvimento humano, até meados de 2019. Psicóloga Clínica há três anos atendendo adolescentes, jovens, adultos e idosos em psicoterapia e orientação profissional.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555