Voltar

Equipes de MT se preparam para temporada de competição de robótica

06/08/2020 - 09h54

As equipes de robótica do Sesi Escola MT Brotherhood (Cuiabá), Young Creators (Várzea Grande) e Brother Creators (composta por alunos das duas unidades) estão animadas para a temporada 2020/2021 do maior torneio estudantil do setor, o FIRST® LEGO® League (FLL) Challenge. Lançado na terça-feira (04.08), o evento reúne crianças e jovens de 9 a 16 anos em competições baseadas em um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros.

Após o lançamento, os times têm de 8 a 10 semanas para se preparar para quatro provas e participar dos torneios regionais.

Batizada de RePLAY, a temporada desafia jovens a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. Para isso, eles aplicam conceitos de STEAM na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs e os colocam para completar missões em que o objetivo final é se divertir.

A estudante Maria Júlia Griggi Rondon, representante das equipes de FLL das unidades do Mato Grosso, está animada para dar início aos trabalhos. “Estamos muito felizes e ansiosos com o novo desafio, que tem como objetivo ajudar pessoas a se tornarem mais ativas fisicamente. Nossa expectativa é dar o nosso melhor para poder ajudar pessoas nas resoluções desses problemas, além também de aprender mais a fundo os valores fundamentais, principalmente, com a pandemia, pois teremos que nos reinventar para trabalharmos juntos”.

A técnica Mara Tereza Farias destaca que a nova temporada chega com novidades e inclusive com adaptações diante do momento que estamos vivendo, devido à pandemia do novo coronavírus.

“A equipe técnica de robótica do Sesi Escola MT está confiante e pronta para por a mão na massa. O desafio foi lançado e as nossas equipes vão aplicar suas habilidades para resolver um problema do mundo real, construir e programar um robô e cumprir os diversos desafios”, explica.

O também técnico de equipes Carlos Juliani conta que os temas são diferentes a cada temporada - em 2018, por exemplo, os estudantes tiveram de encarar questões relacionadas a viver e viajar no espaço, como se participassem de uma viagem para outro planeta. “Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs, que devem ser programados para cumprir uma série de missões”.

Destaques nacionais

No Sesi Escola MT, a robótica faz parte dos componentes curriculares dos Ensinos Infantil ao Fundamental II. E ensinar os conceitos da temática tem levado alunos da instituição a participarem e a vencer competições de robótica educacional no Brasil.

Na última temporada, por exemplo, a equipe Brother Creators foi a grande campeã na categoria Champions Award, na etapa regional do torneio, que ocorreu no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória (ES).

A Brotherhood conquistou a primeira colocação na regional realizada em Brasília (DF). Além disso, as duas equipes foram selecionadas para disputar, juntamente com outras 19 semifinalistas, o Prêmio de Inovação Global FIRST ® LEGO® League, que reconhece os times por suas invenções, demonstrando originalidade, criatividade, potencial impacto e valor.

Na etapa nacional, que ocorreu na Bienal, em São Paulo, a Brother Creators se classificou para a fase internacional. Já a escuderia Tucaré, formada por estudantes do Sesi e Senai MT, arrebatou dois prêmios no Torneio Sesi F1 nas Escolas (F1 in Schools): Melhor Participação Feminina e Melhor Identidade Visual.

Confira a galeria de fotos.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555