No dia mundial do chocolate, confira nossas dicas sobre os benefícios do alimento
Apreciado por muita gente mundo afora, o chocolate ganhou um dia especial internacionalmente – 07 de julho. A data registra a introdução desta delícia na Europa, ainda no século 15. Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate, mostramos a seguir os benefícios e os motivos para você se deliciar com o alimento feito à base da amêndoa fermentada e torrada do cacau.
O fruto apresenta uma composição nutricional com vários minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio, além de fonte importante de compostos fenólicos – ação antioxidante para nosso organismo. O consumo também influencia a liberação da serotonina, que contribui para a melhora do humor e traz sensação de bem estar e relaxamento.
Quem afirma é a nutricionista do Sesi Mato Grosso, Roberta Sanches, que garante ainda que, quando consumido na quantidade certa, o chocolate, principalmente o amargo ou meio amargo, traz diversos efeitos benéficos para a saúde.
Alivia o estresse
O chocolate pode ajudar a diminuir os níveis de estresse. O consumo de chocolate amargo (com mais de 70% de cacau) tem efeitos positivos na saúde cerebral, diminuindo os níveis de estresse e inflamações. Além disso, pode melhorar o humor, a memória, controlar a ansiedade e até a imunidade.
Ajuda o raciocínio
O cacau contém flavonoides, que melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro. O chocolate também carrega pequenas quantidades de cafeína, que aumentam o estado de alerta.
Melhora o humor e combate a depressão
O chocolate libera as substâncias feniletilamina e serotonina (hormônio do bem-estar) no corpo humano, melhorando o humor. Elas também são capazes de aumentar a liberação de beta-endorfina, que reduz a sensação de dor e provoca prazer e bem-estar e são importantes para o equilíbrio emocional.
“No chocolate meio amargo encontramos, triptofano, aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, para produzir a serotonina, importante no processo bioquímico do sono e do humor. Por isso, ajuda nos sintomas da TPM e auxilia na depressão”, frisa.
Fonte de energia
O cacau contém um estimulante natural chamado teobromina (similar à cafeína) que dá mais energia.
Bom para o coração
De acordo Roberta, o cacau tem efeitos sobre o colesterol e pode modular o estresse oxidativo, a inflamação e melhorar as funções das células endoteliais e, consequentemente, das funções cardiovasculares (saúde para nosso coração).
“Suas substâncias podem ser coadjuvantes terapêuticos em patologias como o câncer, condições inflamatórias, hiperglicemia e resistência à insulina”.
Atenção aos rótulos
Por ser composto à base de cacau, o chocolate perdeu o status de vilão, quando se considera os tipos com maior porcentagem do fruto. Assim, é fundamental prestar atenção nos rótulos dos produtos para consumir aqueles com alta porcentagem de cacau e pouca adição de gorduras e açúcares.
“Cabe esclarecer que os benefícios citados são associados principalmente à ingestão de cacau em pó 100% ou chocolate amargo. O consumo de chocolate ao leite ou branco contém quantidades muito inferiores de flavonoides (devido ao baixo teor de cacau) e podem, ainda, conter outras gorduras de adição que não a manteiga de cacau, assim, os benefícios citados não seriam aplicáveis”.
Como tudo na vida, a indicação é para o consumo moderado. Feliz dia do chocolate!
Bônus: Receita da nutri
Mousse de abacate com cacau
1 xícara de polpa de abacate maduro
75g de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de mel
Modo de fazer:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, cuidando para não queimar.
Misture o mel, o cacau e, por último, o abacate bem amassado.
Decore com raspas de chocolate e folhas de hortelã.