Voltar

Sesi Escola: Plantão de psicologia oferece apoio à comunidade escolar

18/06/2020 - 13h52

Com objetivo de informar e levar recomendações para a comunidade escolar sobre formas saudáveis de enfrentamento do distanciamento social, o Sesi Escola Mato Grosso oferece o plantão de psicologia escolar. O serviço gratuito, que inclui atendimento on-line e por telefone, oferece orientação e reflexão a estudantes, pais e funcionários para amenizar impactos do isolamento e da mudança de hábitos durante a pandemia do novo coronavírus.

O setor de psicologia das unidades escolares conta com três profissionais, que trabalham de forma colaborativa para dar suporte referente ao contexto escolar, tanto aos clientes, quanto aos empregados.

Considerando que estamos passando por um processo inédito que altera significativamente a dinâmica das famílias é fundamental a parceria escola e família nesse processo de adaptação. “Ao decorrer desse processo, o aluno pode apresentar resistência frente às demandas escolares, comportamento de fuga e esquiva diante dos conteúdos e a família pode ter dificuldades na mediação das atividades”, explica a psicóloga Nádia Pécora, que atua na unidade de Cuiabá.

De acordo com ela, a psicologia escolar, através dessa orientação, tem papel fundamental para mediar possíveis desconfortos advindos desse novo contexto escolar.

A colega de trabalho Luana Peralta, que atua na unidade do Sesi Escola Várzea Grande, ressalta que as profissionais oferecem ainda um plano pessoa de estudo (PPE), uma ferramenta norteadora que visa construir um cronograma de estudos através do desenvolvimento da rotina dos alunos e estabelecimento de metas e objetivos.

“Ela contempla desde as séries iniciais até o Ensino Médio, contendo organização pessoal, horários, local adequado, metas e objetivos, metodologia utilizada e conteúdos trabalhados”, aponta.

Já Solange Jesuita, que atua com o Ensino Médio na unidade de Cuiabá, acrescenta que, neste momento, ressignificar e reinventar são ações diárias na organização da rotina de estudos. “Muitas vezes, acaba ocorrendo algum desconforto. Assim, buscamos orientar formas de conduzir de maneira mais satisfatória e prazerosa este estudo”.

Segundo a coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cíntia Silva, o setor tem produzido vários artigos de orientação aos pais, buscando apoiar ao máximo possível as famílias e os alunos neste cenário de dúvidas e incertezas. “Com o funcionamento das unidades, temos atendidos presencialmente algumas famílias, com horário agendado e respeitando os protocolos de segurança”.

Como solicitar apoio

Interessados podem enviar mensagem pelo Canal da Psicologia Escolar no ClassApp que os profissionais entrarão em contato. Para isso, basta inserir o melhor horário e o telefone.

Você também pode enviar uma mensagem pelo chat da Plataforma Teams, que pode ser utilizado para fazer vídeochamadas com os alunos, ou se preferir fazer uma ligação por telefone.

Canais

Sesi Escola Cuiabá - Atendimento da Educação Infantil ao 9 ano do Ensino Fundamental II

Teams: Digite no buscador o nome Nádia Fernanda Pécora Amorim e inicie uma conversa por lá.

Telefone: 3648- 7840

Atendimento: segunda e quinta, das 13h às 17h / Terça, quarta e sexta, das 8h às 12h.

Sesi Escola Cuiabá - Atendimento Ensino Médio

Teams: Digite no buscador o nome Solange Jesuita.

Telefone: 3612-1726

Atendimento: segunda a sexta, das 13h às 17h.

Sesi Escola VG - Atendimento da Educação Infantil ao Ensino Médio

Teams: Digite no buscador o nome Luana Mariano Peralta.

Telefone: 2128- 2024

Atendimento: segunda a sexta, das 13h às 17h.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555