Voltar

Alunos do Sesi Escola homenageiam a língua portuguesa com poemas

10/06/2020 - 09h15

Falada por mais de 250 milhões de pessoas em diversos países, a Língua Portuguesa ganhou três datas comemorativas oficiais, uma delas é o dia 10 de junho - escolhido como uma homenagem a Luís de Camões, que faleceu neste dia em 1579, considerado uma das maiores figuras da literatura de língua portuguesa e um dos grandes poetas da tradição ocidental.

Para realizar um tributo ao nosso idioma, alunos do Sesi Escola produziram poemas, incentivados pelos professores das disciplinas de linguagens.

Os jovens estudantes se valeram da plasticidade, complexidade e elegância da língua, exercendo diferentes práticas de escrita, leitura, releitura de crônica, estudo do sentido de letras de música, entre outros, transformando em trechos tão romanceados quanto representativos da história do idioma.

Professor Jonny Peter, do Sesi Escola Várzea Grande

O professor Jonny Peter, que leciona para o Ensino Médio na unidade Sesi Escola Várzea Grande, explica que a produção fez parte das as atividades propostas nas aulas online, desenvolvidas pela instituição neste período de distanciamento social.

“Trabalhar os estudos da língua portuguesa requer algo muito maior que a simples capacitação da escrita e da leitura. Está atrelado a desenvolver cidadãos ativos com pensamento crítico, que consigam perceber e analisar os diferentes tipos de discursos e de diversas semioses”, aponta.

Para ele, ao propor que se expressem produzindo textos orais (seja por debate, ou mesmo por expor um pensamento em sala) ou escritos (ao escrever um texto poético, por exemplo) o educador está oportunizando, não apenas veiculação das suas ideias, mas sim na inserção desse sujeito na transformação social, na expressão subjetiva, quando este aluno ressignifica suas emoções, e na liberdade democrática brasileira.

“Nosso papel é fazer com que os estudantes desenvolvam não apenas a autonomia intelectual, mas também que possam perceber suas respectivas funções sociais na era da educação 4.0”, finaliza.

Outras datas

O Dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado por todos os países cuja língua materna é o português no dia 5 de maio. A data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também é chamada de Dia da Lusofonia. A data evidencia o valor do português, que é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.

Já o Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado anualmente no dia 5 de novembro em homenagem ao escritor brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849 e foi um notável orador e estudioso da língua portuguesa. Além disso, foi o membro fundador da Academia Brasileira de Letras em 1897, e presidente dela entre os anos de 1908 e 1919.

Confira as poesias:

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555