Voltar

Com 1.100 alunos, Sesi Escola Cuiabá completa 31 anos de funcionamento

09/03/2020 - 16h19

Com metodologias próprias e parcerias com referências na área educacional, o Sesi Escola Cuiabá comemorou 31 anos de fundação no sábado (07.03). A unidade, criada com objetivo de oferecer educação pré-escolar aos filhos do trabalhador da Indústria, em 1995, passou a ser denominada Escola de 1º grau Leonor Barreto Franco, em decorrência da elevação do nível escolar. De lá para cá, a escola construiu, não só uma história de aprendizado, mas uma trajetória de formação, educação e identidade com a comunidade cuiabana.

Para celebrar mais de três décadas, a comunidade escolar participou de diversas ações realizadas durante a semana. A programação especial contou com aula e gincana sobre a história da escola, construção do modelo arquitetônico no minecraft e produção da nova marca da unidade em Arduino. Nas aulas de artes, os estudantes construíram caixas surpresas nas aulas maker, representando o bolo de aniversário.

A gerente de educação do Sesi Escola Cuiabá, Alessandra Marangoni, destaca que, atualmente, a unidade atende cerca de 1.100 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio, primando pela qualidade da educação, respeitando o universo em que cada aluno está inserido e buscando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

“A escola tem o compromisso de desenvolver estratégias didático-pedagógicas voltadas para o crescimento, desenvolvimento e melhoria de vida dos seus educandos, educadores e familiares. É um lugar cheio de vida e de energia. Sou apaixonada pelo que faço e por trabalhar com a educação, pois lidamos diretamente com pessoas e suas histórias de vida. Nós, como educadoras, fazemos parte destas história, assim como eles fazem parte da nossa”, afirma a gestora, que integra o quadro do Sesi Escola há 21 anos e há oito está na direção da unidade em Cuiabá.

Aprendizagem e acolhimento

Atualmente, a unidade conta com 110 profissionais, entre equipes pedagógica e administrativa.

Há 11 anos no Sesi, a coordenadora pedagógica do 5º ano do Ensino Fundamental 1 ao 9º ano do Ensino Fundamental 2, Lucina Lima destaca que instituição representa o alicerce para o estudante. “A escola oferece o conhecimento, mas de forma significativa para que o aluno saiba decidir o que e como fazer com este conhecimento adquirido. Portanto, ela dá o suporte, mas favorece de maneira lúdica, para que o estudante aprenda fazendo, goste do que está fazendo e se divirta”.

A professora de educação física Diva Rinaldi é a educadora com mais tempo de casa – 19 anos. Ela ingressou na escola logo após sua graduação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Eu entrei no Sesi Escola e fui aprendendo a ser professora. A instituição foi muito importante na minha formação continuada e cresci juntamente com ela, já que quando ingressei a unidade possuía apenas quatro salas de aula”, lembra.

Para ela, desde o início, mesmo sendo uma escola pequena, sempre teve como preocupação de crescimento e contribuição com o ensino e aprendizagem. “Com objetivo de ofertar o melhor ensino, está sempre se aperfeiçoando, qualificando e inovando, tanto na parte pedagógica quanto nas demais atividades ofertadas”.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Vivian de Miranda, 14 anos, é uma das alunas que entrou na instituição no primeiro do Ensino Fundamental e assinala o ambiente familiar, acolhedor e divertido. “Sempre tive na escola o apoio que precisei para resolver meus problemas de casa e as dificuldades nos estudos. Toda a equipe é muito gentil e nos compreende de uma forma que não esperava. A gente se sente em casa”, atesta a menina, ressaltando que além da sala de aula, as atividades extras são diferenciadas, como orquestra, coral e robótica.

Vale ressaltar que o Serviço Social da Indústria (Sesi) está presente em Mato Grosso há 44 anos, atendendo o setor industrial mato-grossense por meio de ações que promovam a qualidade de vida do trabalhador.

Confira a galeria Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555