Voltar

Equipe mato-grossense conquista maior prêmio em torneio de robótica no ES

17/02/2020 - 11h06

A equipe de robótica do Sesi Escola Mato Grosso, Brother Creators, composta por estudantes das unidades de Cuiabá e de Várzea Grande, foi a grande campeã na categoria Champions Award, na etapa regional do torneio First Lego League (FLL), que ocorreu no Sesi de Jardim da Penha, nos dias 14 e 15, em Vitória (ES). A competição reuniu 29 equipes de várias regiões do país, como Paraíba, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

O time que arrebatou o maior prêmio da competição é composto pelos estudantes Renan Azambuja, Maria Eduarda Ribeiro, Rúbia Bitencourt, Smithy Freitas e Juliano Duarte, além dos técnicos Mara Teresa Farias e Carlos Juliani.

Além do design e manobras do robô, a equipe conquistou os jurados com o projeto de mobilidade urbana, denominado SAEP- Sistema de Acessibilidade em estacionamentos públicos e privados. Uma solução inovadora por meio de monitoramento em pontos estratégicos e que envolve tecnologia para uma cidade inteligente e o acesso correto das vagas prioritárias.

A aluna Rubia, 15 anos, assegura que o torneio serve para inspirar e celebrar a ciência e a tecnologia entre os jovens, utilizando contextos do mundo real. “A participação no evento foi sensacional. A conquista do primeiro lugar, Champions Award, é fruto de muito trabalho, com o apoio irrestrito dos nossos técnicos, em todos os momentos, nos incentivando e motivando”.

Equipes finalistas

No início do mês, outra equipe de Mato Grosso, a Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, também conquistou a primeira colocação na regional realizada em Brasília (DF). Realizado no Sesi Escola Taguatinga, nos dias 07 e 08 de fevereiro, o evento contou com a participação de cerca de 200 competidores de 28 equipes de escolas públicas e privadas e de garagem de diversos estados brasileiros.

O time também foi selecionado para disputar, juntamente com outras 19 semifinalistas, o Prêmio de Inovação Global FIRST ® LEGO® League, que reconhece os times por suas invenções, demonstrando originalidade, criatividade, potencial impacto e valor. Entre os prêmios, está a assistência para desenvolver soluções, incluindo US $ 20.000 para a vencedora.

As duas equipes seguem para a etapa nacional, que ocorre em março, em São Paulo.

A técnica das duas equipes, Mara Farias, observa que a robótica desenvolve o raciocínio lógico, crítico, estimula a criatividade, o trabalho colaborativo e habilidades de pesquisa científica. “Esses estudantes colocaram a mão na massa e se dedicam ao máximo para melhorar o mundo com projetos de Inovação e realizar o sonho de ir para etapa nacional. Foram meses de muita dedicação, inspiração e trabalho em equipe. Me sinto realizada como técnica, por termos a conquista de duas equipes na fase nacional, ainda ambas com o 1º lugar Champions Award, o maior prêmio FLL. Só tenho a agradecer e continuar a nossa trajetória na robótica”.

O técnico Carlos Juliani também comemora o momento histórico vivido pelas equipes mato-grossenses. “Vamos para o torneio nacional com muito orgulho, garra e sede de conhecimento. O Sesi demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a educação. Temos a certeza que trabalhamos em uma instituição que além de pioneira, é referência em robótica. Eu, como técnico das equipes, sinto muito orgulho da dedicação dos nossos alunos e do crescimento de cada um deles”.

Robótica

Robótica Educacional é um programa de atividades práticas que ampliam o conhecimento científico e tecnológico, estimulam a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolvem habilidades múltiplas nos estudantes, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

No Sesi Escola todos os estudantes têm a oportunidade de aprender por meio da robótica de acordo com seu nível natural de desenvolvimento. Durante as aulas, os estudantes são expostos a problemas do cotidiano de forma que sejam propostas soluções inovadoras através da tecnologia, estimulados à criatividade, aplicando tudo que foi aprendido em robótica ao longo da vida escolar. Além disso, eles têm a oportunidade de participar de torneios de robótica nacionais e internacionais, conquistando resultados bastante expressivos.

Confira galeria Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555