• SESI/MT
  • SENAI/MT
  • IEL/MT
  • Sistema FIEMT
Voltar

Torneio de robótica reúne mais de 350 estudantes no Sesi Escola Cuiabá

09/12/2019 - 00h00

Com a finalidade de proporcionar experiências inspiradoras, ensinar o valor do trabalho em equipe, desenvolver a capacidade de identificar problemas e prover a interação, o Sesi Escola de Cuiabá realizou na quinta-feira (05.12) a final do primeiro Torneio Interno de Robótica da unidade.

O carácter educacional e divertido da competição atraiu mais de 350 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que se dedicaram em resolver as tarefas propostas pela competição. Entre os quesitos avaliados estão Design do Robô, Projeto Inovação e Core Values (valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade).

Em um ambiente descontraído, com muita música e brincadeiras conduzidas por professores e monitores, 10 equipes disputaram a final, na qual os robôs construídos deviam ser programados para cumprir uma série de missões.

Durante o evento, os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. “Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional”, afirma a técnica de robótica Mara Farias.

A estudante Juliana de Arimatéia Silva, 13 anos, do 8º ano A, fez sua estreia em um torneio de robótica e estava animada e confiante na equipe Ap Up – composta apenas por meninas e uma das finalistas. “Foi uma grande experiência. Nós nos divertimos muito e pudemos conhecer como funciona um torneio”, destaca a adolescente que estuda na unidade desde o 4º ano.

Já Bruna Vitória Busato, 15 anos, do 9º ano A, é veterana em competições de robótica. Participando de torneios nacionais pela equipe Brotherhood em duas ocasiões, a jovem foi juíza no torneio interno do Sesi Escola, no projeto de inovação. “É uma oportunidade única para os estudantes, na qual todos podem participar. Para praticar um esporte, por exemplo, é preciso certas habilidades e no caso da robótica não. Ela é para todos e é democrática, além de trabalhar importantes valores éticos e morais. Basta querer trabalhar em equipe e se dedicar”.

A coordenadora pedagógica da escola ressalta que o torneio possibilitou que os estudantes colocassem em prática o que vivenciaram nas aulas de Educação Tecnológica, durante o ano. “Fizeram seus projetos de pesquisa, procuraram soluções inovadoras para problemas reais, trabalharam os conceitos de Core Values e trabalho em equipe, designer e desempenho do robô, em uma disputa saudável e prazerosa”, frisa a professora, destacando que foi uma festa da amizade, pela qual os alunos tem a possibilidade de desenvolver a criatividade para a vida e resultados melhores para si e para a sociedade na qual estão inseridos.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555