Voltar

Professores de escolas públicas são treinados para levar robótica às salas de aula

22/02/2019 - 16h11

Professores de cinco escolas públicas dos municípios de Alta Floresta, Colíder, Confresa, Juína e Campo Novo do Parecis participam do treinamento para o projeto Robótica SESI, em Parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Mistério Público, nos dias 21 e 22. Eles terão a missão de preparar os alunos para o festival de Robótica SESI/TRT que acontecerá no mês de julho/2019 no SesiPark.

O projeto é parte das ações do TRT para redução da evasão escolar e combate ao trabalho infantil e proporciona aos estudantes a oportunidade de solucionar problemas reais por meio de sistemas automatizados e/ou controlados por robôs.

“Com a didática aplicada é possível fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, além de estimular nos jovens o desejo de serem cientistas, engenheiros e contribuir com o desenvolvimento da indústria 4.0”, afirma o gerente de Educação do Sesi MT, Carlos Braguini.

Odair José Tomaz, professor de geografia da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel de Juína, é o responsável por replicar os conhecimentos. “Nós recebemos o Kit de Robótica em agosto de 2018, mas não sabíamos o potencial do projeto. Com o treinamento tudo ficou mais claro. Deu um norte do que é a robótica. Hoje percebo que vai muito além de robôs, é mais humano do que mecânico”.

Na escola em que atua já são 20 estudantes participando do projeto, mas a intenção é ampliar o número em 2019. “Em pouco tempo, a robótica já trouxe mudanças bruscas para dentro da escola. Alunos que quase não falavam passaram a defender ideias próprias, muitos que não queriam mais vir na aula começaram a ficar na escola o dia todo. Eles aprenderam a trabalhar em equipe e se preocupar com os outros. Não se trata de técnica, mas sim de valores”.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555