Voltar

Estudantes do Sesi MT ganham prêmio em campeonato de Fórmula 1

18/03/2019 - 16h09

A equipe mato-grossense Tu-Caré esteve entre as vencedoras do primeiro torneio de Fórmula 1 das Escolas (F1 in Schools), realizado no Rio de Janeiro (RJ), neste fim de semana. O destaque veio pela participação feminina em uma disputa em que são minoria. Além de criar uma empresa, desenvolver um carro de corrida, elas também pilotaram o protótipo que precisou percorrer 20 metros em uma média de 1,2 segundos.

Fernanda Carvalho Maciel, Britney Emily Freire, Maria Eduarda Bittencourt e Isabela Gaudie Gomes, de 15 e 16 anos, são estudantes do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande. Junto com elas, estavam o Luiz Felipe de Cardi e o João Eduardo de Lara Ferreira. Eles foram desafiados a criar uma empresa que funcionaria como uma escuderia, para a qual pudessem utilizar diversos recursos tecnológicos com a finalidade de projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1.

Britney foi eleita para ser gerente da equipe, justamente pelo poder de liderança e a capacidade de atuar em todas as áreas previstas no torneio. “Acredito que foi algo bem natural. Eu gosto muito de aprender e trabalhar em equipe”, explicou.

Isabela Gaudie Gomes participa de torneios de robótica há quatro anos, desde que estava no Ensino Fundamental, e foi uma das competidoras que pilotou o carrinho da Tu-Caré. “Antes de ir, nós fizemos o teste para ver quem era mais rápido ao apertar o botão. Parece simples, mas é uma tarefa que exige muita concentração e foco. Foi incrível participar de tudo isso”.

A coordenadora de Educação Básica e Continuada do Sesi MT, Cintia Silva, parabenizou a participação dos estudantes de Mato Grosso, já que, em cerca de 50 dias, eles alcançaram resultados muito significativos. “Normalmente o ambiente de fórmula 1 é bem masculino, mas nossa equipe formada em maioria por meninas demonstrou segurança, conhecimento e espírito esportivo, rompendo completamente os estereótipos”, pontuou.

Cíntia observa que esse é o papel da educação transformadora, capaz de gerar uma mudança na vida das pessoas e premiar a competência acima de tudo. “A Tu-Caré está só começando e, com certeza, trará muitos outros troféus para nosso estado, além da grande experiência de vida de todos que têm a oportunidade de participar”.

A técnica da equipe Mara Tereza ressalta o protagonismo dos jovens estudantes e o impacto disso na carreira deles. “Temos uma equipe no Ensino Médio que já sabe exatamente tudo que precisa para montar uma empresa. Um jovem destes é capaz de conquistar a carreira que quiser. Uma oportunidade única dada pelo Sesi e que eles agarraram com coragem, vontade e muita determinação”.

VELOCIDADE - O Torneio SESI F1 nas Escolas é um programa educacional oficialmente vinculado à Fórmula 1. A equipe do Sesi Bahia, que venceu a competição, vai representar o Brasil no mundial, que ocorrerá em um circuito oficial de Fórmula 1, em Abu Dhabi. O programa F1 nas Escolas nasceu na Inglaterra é organizado em mais de 40 países. No Brasil, esta foi a quarta edição, a primeira organizada pelo SESI.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555