Indústrias da construção civil participam de projeto piloto para prevenção de acidentes
“O mais difícil é criar a cultura da segurança, e foi isso que o projeto fez”. A fala é da coordenadora de Segurança do Trabalho da MRV Prime, Sheila Varaschin, uma das empresas que participaram do projeto piloto ‘Construindo a Segurança nos Canteiros de Obras’, do Serviço Social da Indústria (Sesi MT). O foco da ação foi reduzir acidentes e doenças do trabalho. As indústrias participantes foram premiadas pela atuação eficaz na aplicação das metodologias.
O encerramento do projeto ocorreu nesta quinta-feira (28), na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). “Foram 12 meses entre o planejamento, assessoria e implantação do programa nos canteiros e a análise de dados, por meio de ferramentas de gestão oferecidas pelo Sesi para capacitação dos trabalhadores e inspeções dos ambientes de trabalho”, explica a coordenadora de Saúde e Segurança para Indústria (SSI) do SESI MT, Adriana Reis.
A coordenadora de Segurança do Trabalho da MRV Prime, Sheila Varaschin, falou sobre a importância dos treinamentos oferecidos pelo Sesi. “Eles foram essenciais para o envolvimento da equipe de produção, além de dar condições para que a gente conseguisse mensurar os dados. Encontrando vários pontos de melhorias, mesmo em procedimentos já consolidados”.
Participaram do projeto piloto as empresas Melim Construções e Incorporações LTDA, Ávida Construtora e Incorporadora S/A, MRV Prime Projeto MT/ H Incorporações SPE LTDA e C M F Construções LTDA, filiadas ao Sinduscon MT.
O coordenador de Obras da construtora Ávida, Ewerton Willian Almeida Silva, reforçou a importância dos indicadores para a análise dos dados. “O projeto foi de grande valia, pois se estamos envolvidos nas atividades não vemos as coisas com clareza. Quando realizamos a análise, por meio dos formulários e indicadores, conseguimos identificar vários pontos de melhorias”.
Com base nos resultados obtidos e na avaliação dos empresários, o Sesi MT passará a disponibilizar o serviço para as demais indústrias da construção no estado. Durante a implantação do programa, percebeu-se que a maior dificuldade das indústrias é fazer com que a cultura da segurança chegue a todos os níveis da obra.
“As ações foram direcionadas para a realidade de cada canteiro, contemplando desde a chegada do trabalhador, a preparação para o trabalho, a revisão do equipamento, até o fechamento do dia, com o preenchimento dos formulários. Conseguimos que essas atividades fossem uma rotina, não por imposição, mas por consciência”, pontua o responsável pelo programa, Bruno Marinho, que é técnico de Segurança Sesi MT.