Sesi MT realiza Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1
Começou neste mês a campanha de vacinação contra gripe, voltada aos trabalhadores da indústria. A ação do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), para todo o Estado, oferece imunização contra os quatro principais subtipos da doença em circulação que, em sua forma grave, podem levar à morte.
De acordo com dados da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde, de janeiro a julho do ano passado, 839 pessoas morreram de gripe no Brasil, um aumento de quase 200% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram registradas 285 mortes pelos vírus influenza. Existe uma diferença entre os tipos e subtipos de vírus que causam as infecções: em 2018, a maioria dos casos (60%) foi provocada pelo subtipo H1N1.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alertam que a vacina quadrivalente protege contra os vírus A (H1N1); A (H3N2) e 2 vírus Influenza B. Além do ato de vacinar, é importante tomar outras medidas para evitar a transmissão do vírus.
“É recomendável que as pessoas evitem aglomerações, lavem as mãos frequentemente e, sempre que possível, utilizem o álcool em gel após cada lavagem. Durante o espirro ou tosse, é indicado não usar as mãos para proteger o rosto. O ideal é utilizar o braço ou um lenço de papel”, alerta a enfermeira do Sesi-MT, Gabriela D'ávila Laurito.
A enfermeira explica que a imunidade adquirida pela vacina contra a H1N1 dura 12 meses, deste modo, quem recebeu a vacina no ano passado deve novamente se prevenir agora. “O trabalhador que se vacinar e tomar as medidas de prevenção estará cuidando da própria saúde, a da família e dos colegas de trabalho”, ressalta D’avila.
A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram reação alérgica grave com uma dose anterior, que têm alergia grave ao ovo ou alimentos que contenham ovo e quem esteja com a imunidade baixa comprovadamente. Pessoas com febre ou alguma virose devem adiar a aplicação.
Sintomas e transmissão
O Ministério da Saúde alerta que a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.
A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. A Influenza pode ser transmitida de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. A transmissão direta do vírus influenza de aves e suínos para o homem, pode ocorrer.
Para mais informações sobre vacinas, ligue para a unidade do Sesi mais próxima ou no 0800 642 1600.
Com informações do Ministério da Saúde e do SESI-MT