Voltar

Cinco dicas para substituir o tomate

17/04/2019 - 11h34

O preço do tomate em Mato Grosso subiu mais de 70% no mês de abril, segundo o IBGE. Pensando nisso, o Sesi Mato Grosso preparou cinco dicas para garantir uma alimentação saudável e que contenha licopeno. Lico o quê? Licopeno é uma substância carotenoide, antioxidante e presente em alimentos vermelhos, como o tomate. Quando o licopeno é absorvido pelo organismo, ajuda a reparar danos às células causados pelos radicais livres, além de prevenir o câncer. Confira as dicas:

1 – Seja criativo! Se não der pra tirar o tomate completamente da alimentação, apenas reduza a quantidade tente usar outros produtos naturalmente vermelhos. Goiaba, melancia, morango e caqui são exemplos. As frutas vão bem no lanche, mas também podem entrar em uma salada ou suco, por exemplo.

2 – Invista no laranja. Parece dica de moda, mas sim, um prato colorido é sempre tendência. Outras opções que auxiliam em uma dieta balanceada, e que também contêm carotenoides, são alimentos alaranjados, como o mamão, a cenoura e a abóbora paulista.

3 – Roxo é do bem! Quando o assunto é alimentação, as cores dos alimentos sempre vão significar algo em que eles são ricos. A dica aqui é usar muito roxo, como a cebola ou o repolho dessa cor. Os alimentos roxos têm alto grau de antioxidante também. “Existem dezenas de opções para que seja mantida uma dieta balanceada, rica em nutrientes, mesmo que um alimento como o tomate, muito utilizado pelo brasileiro no dia a dia, esteja caro”, explica a nutricionista do Cozinha Brasil, do Sesi, Roberta Sanches.

4 – Tenha paciência. O tomate alcança um preço alto em certas épocas em Mato Grosso porque grande parte dele vem de fora. Sim, nós compramos tomate principalmente de São Paulo e Goiás e, em períodos de chuva intensa como este, a produção não acompanha a demanda. Mas tenha paciência. Em breve ele volta a ter preços menores e a gente volta a comer tomate como nunca antes na vida.

5 – Você pode substituir, por exemplo. Pensou que ia ficar sem uma receitinha diferente? A gente traz um molho de “tomate” feito com melancia. O sabor é exatamente o mesmo e o molho pode ser usado no macarrão, na carne ou no frango. Vamos à receita? Para o molho feito com melancia é necessário:

- Meia cebola roxa

- Cerca de 200 gramas de melancia cortada, sem sementes

- Azeite a gosto

- Sal, orégano e cheiro verde a gosto

- Apenas meio tomate picado.

Como fazer: o primeiro passo é bater a melancia no liquidificador. Em seguida, na panela, doure a cebola no azeite e vá colocando o restante dos ingredientes. Deixe no fogo baixo por cerca de 10 minutos. “O bom deste molho é que ele pode ser usado para um macarrão ao sugo, com frango desfiado ou ainda em uma receita a bolonhesa. E usa apenas meio tomate, quando em uma receita tradicional na mesma quantidade usaríamos quase um quilo”, explica a nutricionista.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555